Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Mayara Lustosa de-
dc.creatorAntunes, Adriana Maria-
dc.creatorSabóia-Morais, Simone Maria Teixeira de-
dc.date.accessioned2018-08-16T13:11:51Z-
dc.date.available2018-08-16T13:11:51Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mayara Lustosa; ANTUNES, Adriana Maria; SABÓIA-MORAIS, Simone Maria Teixeira de. O desenho como metodologia para socialização da educação ambiental e conservação do bioma cerrado. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 6, n. 9, p. 1-12, 2010.pt_BR
dc.identifier.issne- 2317-2606-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15629-
dc.description.abstractThis is a qualitative study using drawing as a methodological resource to socialize knowledge in the environmental education field with special focus on the Brazilian savannah biome. Two drawing workshops are described. The first one was held in the 2007 State of Goiás Science Fair, an event organized by the state office of education in the Flamboyant Shopping Center. The second workshop took place in a state school in the northwest of Goiânia – Go, and was attended by primary and secondary students. In both cases simple drawing techniques were used to illustrate flowers and leaves from typical savannah plants thereby enabling ample participation. Besides the drawing activities, the participants were alerted about a number of Savannah plant species in danger of extinction, thereby contributing towards an ecologically sustainable society.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinas de desenhopt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDrawing workshopspt_BR
dc.subjectBrazilian savannahpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleO desenho como metodologia para socialização da educação ambiental e conservação do bioma cerradopt_BR
dc.title.alternativeDrawing as a socializing methodology for environmental education and conservation of the brazilian savannah biomept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa é de cunho qualitativo e propõe o uso de desenhos como recurso metodológico para socialização do conhecimento em educação ambiental com ênfase no bioma Cerrado. Dessa forma, descreve-se a execução de duas oficinas de desenho. A primeira foi aplicada à comunidade na Feira de Ciências do Estado de Goiás, organizada pela Secretaria Estadual de Educação realizada no shopping Flamboyant no ano de 2007 e a segunda para estudantes do Ensino Médio e Fundamental de uma escola pública da região noroeste da cidade de Goiânia – GO. Utilizaram-se técnicas simples de modo que todos pudessem ilustrar flores e folhas de plantas típicas do Cerrado, mesmo aqueles que demonstrassem pouca aptidão para o desenho. Além dos desenhos, foram apresentadas informações e alertas sobre o perigo de extinção de diversas espécies de plantas do Cerrado com o objetivo de sensibilizar os participantes e produzir comportamentos condizentes à construção de uma sociedade ecologicamente sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Mayara Lustosa de Oliveira - 2010.pdf559,47 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons