Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Thiago Lopes-
dc.creatorOliveira, Mayara Lustosa de-
dc.creatorSeraphin, José Carlos-
dc.creatorSabóia-Morais, Simone Maria Teixeira de-
dc.date.accessioned2018-08-16T13:18:14Z-
dc.date.available2018-08-16T13:18:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationROCHA, Thiago Lopes; OLIVEIRA, Mayara Lustosa; SERAPHIN, José Carlos; SABÓIA-MORAIS, Simone Maria Teixeira. A comparative analysis of practical classes in cellular biology for undergraduate biological sciences students. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 297-309, 2010.pt_BR
dc.identifier.issne- 1518-8795-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15631-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to perform a comparative analysis of the views of first year undergraduate students in Biological Sciences concerning practical classes in cellular biology. The results indicate that the subject is fundamental in the training of future biologists. Practical classes are the means to apply theory taught previously and may lead to alterations in views on relevant topics. Static viewing as well as equality noting between cell types are examples of conceptions modified due to the application of distinct methodological practices. The application of a questionnaire showed that views differed in bachelor of science (BS) Teacher Certification (TC) classes. The BS students preferred practical classes using the light microscope, while TC students preferred classes where visual devices such as movies and /or animation were used. We suggest that practical classes in cellular biology be prepared differently, according to each type of biology course.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectCellular biologypt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectBiologia celularpt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA comparative analysis of practical classes in cellular biology for undergraduate biological sciences studentspt_BR
dc.title.alternativeAnálise comparativa das aulas práticas de biologia celular para graduandos em bacharelado e em licenciatura de ciências biológicaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente as opiniões dos graduandos do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas – bacharelado e licenciatura - sobre as aulas práticas de Biologia Celular. Os resultados indicam a importância da permanência da disciplina no curso de graduação em Biologia, sendo fundamental para a formação de futuros biólogos. As práticas são eficientes facilitadoras da aplicação da teoria ministrada e permitem a mudança de visões sobre tópicos em biologia. A visão estática e da igualdade entre os tipos celulares são exemplos de concepções que foram modificadas com as distintas metodologias práticas. Foi observado, através da aplicação de questionário, que as impressões das aulas práticas de biologia celular se distinguem entre os graduandos de biologia do bacharelado e da licenciatura. Os bacharelandos optaram por aulas com práticas experimentais e com análises ao microscópio de luz, já os licenciandos preferem aulas expositivas com data show, utilizando-se da projeção de imagens relativas ao tema proposto, e aulas com filmes e/ou animações. Sugere-se que as aulas práticas de biologia celular podem ser planejadas de formas distintas de acordo com a modalidade dos cursos de biologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thiago Lopes Rocha - 2010.pdf157,39 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons