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dc.creatorSilva, Ana Elisa Bauer de Camargo-
dc.creatorCassiani, Silvia Helena de Bertoli-
dc.creatorMiasso, Adriana Inocenti-
dc.creatorOptiz, Simone Perufo-
dc.date.accessioned2018-08-24T12:37:04Z-
dc.date.available2018-08-24T12:37:04Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Elisa Bauer Camargo; CASSIANI, Silvia Helena de Bortoli; MIASSO, Adriana Inocenti; OPTIZ, Simone Perufo. Problemas na comunicação: uma possível causa de erros de medicação. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 272-276, 2007.pt_BR
dc.identifier.issne- 1982-0194-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15727-
dc.description.abstractOBJECTIVE: This descriptive study identified and analyzed weak points in the communication process during the prescription, dispensing, and administration of medication in a medical unit and pharmacy of a university hospital. METHODS: The data were collected by direct observations during a period of 21 days, review of 294 prescriptions, and interview of 40 health care professionals. RESULTS: Some prescriptions were incomplete, common use of abbreviations, and health care providers were often interrupted or distracted during prescription. During the dispensing phase, many requisition forms were incomplete or filled out wrongly. And, during the administration of medication, there were errors on transcribed labels for the preparation of medication as well as a lack of proper communication between nurses and patients. CONCLUSION: Communication process in place must be revised to guarantee a quality hospital medication system that provides safe patient care.pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: En este estudio descriptivo se identificó y analizó los puntos frágiles de la comunicación durante la realización de la prescripción, dispensación y administración de medicamentos en la unidad de clínica médica y farmacia de un hospital universitario. MÉTODOS: Los datos fueron recolectados a través de observaciones directas durante 21 días; revisiones de 294 prescripciones de medicamentos y 40 entrevistas con profesionales. RESULTADOS: El análisis permitió la identificación de prescripciones incompletas, con abreviaturas, y realizadas bajo interrupciones y distracciones. En la dispensación, las requisiciones presentaron fallas en el llenado de los formularios; en la administración de medicamentos los problemas se referían al uso de etiquetas transcritas para la preparación de la medicación y falta de comunicación entre enfermería y paciente. CONCLUSIONES: Los medios de comunicación utilizados deben ser revisados, a fin de que se cree un sistema de medicación seguro para el paciente.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectAtitude frente a mortept_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectMedication errorspt_BR
dc.subjectMedication systems hospitalpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectHospitalizationpt_BR
dc.subjectRisk managementpt_BR
dc.subjectErrores de medicaciónpt_BR
dc.subjectSistemas de medicación en el hospitalpt_BR
dc.subjectComunicaciónpt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectHospitalizaciónpt_BR
dc.subjectControl de riesgopt_BR
dc.titleProblemas na comunicação: uma possível causa de erros de medicaçãopt_BR
dc.title.alternativeCommunication problems: a potential cause for medication error-ratespt_BR
dc.title.alternativeProblemas en la comunicación: una possible caus de errores de medicaciónpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S0103-21002007000300005-
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem - FEN (RG)pt_BR
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