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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Wesley Fernandes-
dc.creatorSoares, Márlon Herbert Flora Barbosa-
dc.date.accessioned2018-09-05T15:31:47Z-
dc.date.available2018-09-05T15:31:47Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationVAZ, Wesley Fernandes; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 3, p. set/dez. 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104-
dc.identifier.issne- 1984-2686-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15852-
dc.description.abstractThis work proposes using games and experimentation to motivate the chemistry teachings and to wake the interest to the science on the teenager in conflict with the law, evaluating its importance and the impact of those practices on those costumers, besides discussing the problems and challenges of teaching chemistry in this kind of institution. As method, it was used the phenomenologist and as data collection instrument the questionnaire, the interview and the participant observation. The environment was CAJE and CIAGO, in Brasília. The results showed the game’s influence and the experimentation to wake the interest and to increase the student’s motivation. Finally, a debate is done about the education’s problems and challenges on teenagers in conflict with the law, presenting proposes as appropriate teacher’s training that work in this special situations.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAdolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.subjectEnsino especialpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeenagers in conflict with the lawpt_BR
dc.subjectSpecial teachingpt_BR
dc.titleO ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeThe chemistry teaching for teenagers in law conflict: opportunities and challengespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho propõe o uso de jogos e de experimentação como forma de motivação para o ensino de Química e para despertar o interesse para a Ciência no adolescente em conflito com a lei, avaliando sua importância e o impacto dessas práticas nessa clientela, além de discutir os problemas e desafios de se ensinar Química nesse tipo de instituição. Como método utilizou-se a fenomenologia e como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista e a observação participante. O ambiente foi o CAJE e o CIAGO, em Brasília. Os resultados mostraram a eficiência dos jogos e da experimentação em despertar o interesse e aumentar a motivação dos internos. Finalmente é feito um debate sobre os problemas e desafios que se encontram na educação de adolescentes em conflito com a lei, apresentando-se propostas como a de treinamento adequado para professores que trabalham nessas situações especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Química - IQ (RG)pt_BR
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