Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15980
Tipo do documento: Artigo
Título: História e memória: desafios de uma relação teórica
Autor: Santos, Márcia Pereira dos
Resumo: Partindo de algumas discussões pontuais sobre memória, o artigo postula a necessidade de que a história, em sua relação com a memória, seja discutida a partir de um viés político de gestão do passado e considere os diferentes modos que determinados sujeitos, ou grupos sociais, concebem, expressam e reivindicam suas memórias. Para o desenvolvimento de tal discussão, optou-se pela reflexão sobre a memória tal como aparece em diferentes pensamentos e formas narrativas.
Abstract: Starting from some specific discussions about memory this paper claims a necessity that the history, in its relationship with memory, be discussed from a politic bias of past management and consider about the differents ways determined citizens, or social groups, conceive, express and reclaim their memories. For the development of such discussion, it was opted to follow the reflection about the memory as it apears in different thoughts e narrative forms.
Palavras-chave: História
Memória
Literatura
Dever de memória
Carmo Bernardes
History
Literature
Memory duty
Memory
País: Brasil
Instituição: Valdeci Rezende Borges
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SANTOS, Márcia Pereira dos. História e memória: desafios de uma relação teórica. Opsis, Catalão, v. 7, n. 8, p. 81-98, jul./dez. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9331/6423#.W6PusXtKgdU>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v7i9.9331
Identificador do documento: 10.5216/o.v7i9.9331
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15980
Data de publicação: Dez-2007
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Márcia Pereira dos Santos - 2007.pdf292,89 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons