Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16036
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação e ensino de história: a visão da cronista Rachel de Queiroz sobre o pós-guerra e a mulher na Europa
Título(s) alternativo(s): Education and teaching of history: the vision of feature writer Rachel de Queiroz on postwar and the status of women in Europe
Educación y enseñanza de historia: la visión de la cronista Rachel de Queiroz sobre el postguerra y la mujer en Europa
Autor: Santos, Regma Maria dos
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar a possibilidade de utilizar, no ensino de História, a crônica escrita por Rachel de Queiroz em jornais e revistas da primeira metade do século XX. Apresentamos antes uma breve biografia da autora, enfocando o contexto de sua produção, e depois realizamos uma breve análise da crônica selecionada, sinalizando oportunidades para trabalhar com os estudantes. Este documento oferece uma leitura pessoal sobre certos temas e também uma percepção histórica mais ampla e mais crítica do mundo.
Abstract: This paper aims to present a possibility for history teaching, making use of chronicles written by Brazilian writer Rachel de Queiroz in newspapers and magazines of the first half of the twentieth century. Previously, we present an author short biography, focusing her context of production, then we briefly analyze the selected chronicles and point out opportunities to work with students. This document provides a personal reading on certain topics, and also a broader critical and historical perception of the world.
Este texto tiene como objetivo presentar la posibilidad de utilizar, en la enseñanza de Historia, la crónica escrita por Rachel de Queiroz en periódicos y revistas de la primera mitad del siglo XX. Presentamos antes una breve biografía de la autora, enfocando el contexto de su producción, y después realizamos un breve análisis de la crónica seleccionada, señalizando oportunidades para trabajar con los estudiantes. Este documento ofrece una lectura personal sobre ciertos temas y también una percepción histórica más amplia y más crítica del mundo.
Palavras-chave: Ensino de história
Crônicas
Rachel de Queiroz
Teaching of history
Chronicles
Enseñanza de historia
Crónicas
País: Brasil
Instituição: Lilian Marta Grisolio Mendes
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: SANTOS, Regma Maria dos. Educação e ensino de história: a visão da cronista Rachel de Queiroz sobre o pós-guerra e a mulher na Europa. Opsis, Catalão, v. 13, n. 1, p. 53-65, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/20312/15218#.W6lVmHtKgdU>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v13i1.20312
Identificador do documento: 10.5216/o.v13i1.20312
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16036
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Regma Maria dos Santos -2013.pdf568,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons