Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Dalma Alves-
dc.creatorCosta, Nilce Maria da Silva Campos-
dc.creatorSousa, Ana Luíza Lima-
dc.creatorJardim, Paulo César Brandão Veiga-
dc.creatorZanini, Cláudia Regina de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-09-26T11:59:16Z-
dc.date.available2018-09-26T11:59:16Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Dalma Alves et al. The effect of educational intervention on the disease knowledge of diabetes mellitus patients. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 478-485, May/June. 2012.pt_BR
dc.identifier.issne- 1518-8345-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16041-
dc.description.abstractThe prevention of diabetes and its complications is a challenge for the healthcare team. The aim of this study was to evaluate the effect of educational action on the disease knowledge of patients with type 2 diabetes. A randomized clinical trial was conducted with 62 patients registered in a service of reference in the treatment of hypertension in 2010. Data were collected through a questionnaire applied to the Intervention (IG) and Control (CG) groups at the beginning and at the end of the study. The IG participated in group educational activities, using problematization methodology. The results showed a significant increase in knowledge about diabetes in the patients of the IG, in all the topics (p<0.05). In the CG, some changes were observed in knowledge, however, these were fewer when compared with the IG. In conclusion, it was possible to increase disease knowledge through the performance of educational activities. Clinical trial identifier: RBR-58n26hpt_BR
dc.description.abstractLa prevención de diabetes y sus complicaciones es un desafío para el equipo de salud. El objetivo de esta investigación fue evaluar el efecto de acción educativa sobre el conocimiento de la enfermedad en pacientes portadores de diabetes tipo 2. Fue realizado ensayo clínico aleatorizado con 62 pacientes registrados en servicio de referencia en tratamiento de la hipertensión arterial en 2010. Los datos fueron obtenidos a través de un cuestionario aplicado a los grupos Intervención (GI) y Control (GC), al inicio y al final del estudio. El GI participó de actividades educativas grupales, utilizando la metodología problematizadora. Los resultados muestran un aumento significativo del conocimiento sobre la diabetes en pacientes del GI, en todas las cuestiones (p<0,05). En el GC, algunas alteraciones observadas, fueron mucho menores cuando comparadas al GI. Se concluye que fue posible elevar los conocimientos sobre la enfermedad por medio de realización de actividades educativas. Número del Registro clínico, Identificador primario: RBR-58n26hpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCommunity health nursingpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectSelf-carept_BR
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitáriapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEnfermería en salud comunitariapt_BR
dc.subjectEducación en saludpt_BR
dc.titleThe effect of educational intervention on the disease knowledge of diabetes mellitus patientspt_BR
dc.title.alternativeEfeito de intervenção educativa sobre o conhecimento da doença em pacientes com diabetes mellituspt_BR
dc.title.alternativeEfectos de intervención educativa sobre el conocimiento de la enfermedad en pacientes con diabetes mellituspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA prevenção do diabetes e suas complicações é um desafio para a equipe de saúde. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento da doença em pacientes portadores de diabetes tipo 2. Foi realizado ensaio clínico randomizado com 62 pacientes cadastrados em serviço de referência para tratamento da hipertensão arterial, no ano 2010. Os dados foram obtidos através de questionário aplicado aos grupos intervenção (GI) e controle (GC), no momento inicial e no final do estudo. O GI participou de atividades educativas em grupo, utilizando a metodologia problematizadora. Os resultados mostraram aumento significativo do conhecimento sobre diabetes nos pacientes do GI, em todas as questões (p<0,05). No GC, algumas alterações observadas no conhecimento foram bem menores quando comparadas ao GI. Conclui-se que foi possível elevar os conhecimentos sobre a doença por meio da realização de atividades educativas. O registro clínico obteve identificador primário: RBR-58n26hpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S0104-11692012000300008-
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem - FEN (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Dalma Alves Pereira - 2012.pdf376,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons