Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16268
Tipo do documento: Artigo
Título: Práticas educativas na educação infantil e produção de conhecimento da criança menor de 6 anos
Título(s) alternativo(s): Educational practice in early childhood education and knowledge production of children under 6 years
Autor: Barbosa, Eliza Maria
Prado, Joice Mara
Resumo: Este trabalho discute o perfil das práticas pedagógicas que têm como base as teses fundamentais do construtivismo, mais especificamente na tendência de conceber a aprendizagem como um processo predominantemente individual. Evidencia elementos das práticas educativas expressos nas escolhas das atividades propostas às crianças bem como a forma como elas são desenvolvidas pelas professoras, o que indica o perfil de formação que está sendo reproduzido com as crianças. Toda análise destas atividades e da prática pedagógica é fundamentada nas contribuições da teoria Histórico-Cultural.
Abstract: This research discusses the profile of teaching practices that are based on constructivism tenets, specifically the tendency to conceive learning as a process predominantly individual. It highlights elements of educational practices expressed in the choices of proposed activities for children and how they are developed by teachers, what shows the profile of training that is being played with the children. Every analysis of these activities and pedagogical practice is based on the contributions of historicalcultural theory.
Palavras-chave: Educação infantil
Conhecimento
Práticas educativas
Early childhood education
Knowledge
Educational practice
País: Brasil
Instituição: Dulcéria Tartuci
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: BARBOSA, Eliza Maria; PRADO, Joice Mara. Práticas educativas na educação infantil e produção de conhecimento da criança menor de 6 anos. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 131-151, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10897>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10897
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10897
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16268
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eliza Maria Barbosa - 2009.pdf861,65 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons