Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16306
Tipo do documento: Artigo
Título: Considerações sobre a massificação da educação brasileira a partir da análise de educação e emancipação em Theodor W. Adorno
Título(s) alternativo(s): Considerations on the massification of the brazilian education based on the analysis of education and emancipation in the works of Theodor W. Adorno
Autor: Belo, Fernanda Ferreira
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a relação entre educação e emancipação, a partir da perspectiva apresentada pela teoria crítica, sobretudo pelos pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas obras de Theodor W. Adorno (1903/1969) aqui selecionadas, sendo elas: “Educação após Auschwitz”, “Educação para quê?”, “Educação contra barbárie” e “Educação e Emancipação”. Entrecruzamos essa análise com estudos da conjuntura de reformas educacionais ocorridas no Brasil, a partir dos anos 1990, que se materializa com um processo de desregulamentação e/ou novas regulamentações em matéria de legislação educacional e de organização dos sistemas e das escolas nos municípios brasileiros. Todo esse processo reformista nos leva a indagar as possibilidades de efetivar uma educação para a emancipação no século XXI, numa conjuntura de contradições inerentes à sociedade industrial, que evidencia a defesa da construção da democracia, mas que pressupõe, acima de tudo, uma adaptação social à sociedade de massa.
Abstract: This text aims at analyzing the relation between education and emancipation from the perspective presented by the critical theory, especially by the theoretical and methodological assumptions in the works of Theodor W. Adorno (1903/1969) here selected, which are: “Educação após Auschwitz”, “Educação para quê?”, “Educação contra barbárie” and “Educação e Emancipação”. We intercrossed this analysis with studies about the context of educational reforms in Brazil, starting from the year of 1990, which embodies a process of deregulation and / or new regulations in terms of legislation and organization of systems and schools in the Brazilian municipalities. This whole reform process raises the question of the possibility of effecting the education for emancipation in the XXI century, in an environment of contradictions inherent to the industrial society, which emphasizes the defense of the development of democracy, but that presupposes above all a social adaptation to the mass society.
Palavras-chave: Teoria crítica
Adaptação
Educação
Emancipação
Critical theory
Adaptation
Education
Empowerment
País: Brasil
Instituição: Maria José dos Santos
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: BELO, Fernanda Ferreira. Considerações sobre a massificação da educação brasileira a partir da análise de educação e emancipação em Theodor W. Adorno. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 20-34, ago./dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17300/10387>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v9i2.17300
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v9i2.17300
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16306
Data de publicação: Dez-2011
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Fernanda Ferreira Belo - 2011.pdf86,8 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons