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Tipo do documento: Artigo
Título: Aprendizagem versus ensino: falsa oposição ou uma nova didática pré-escolar?
Título(s) alternativo(s): Aprendizaje versus enseñanza: falsa oposición u una nueva didáctica preescolar
Learning versus teaching: false opposition or a new pre-school didactics?
Autor: Barbosa, Eliza Maria
Silva, Janaina Cassiano
Resumo: presente artigo é um estudo teórico-bibliográfico que busca caracterizar as principais vertentes orientadoras da função, diretrizes e práticas na educação infantil brasileira. Apresentamos alguns pressupostos da chamada Pedagogia da Infância e da Psicologia Histórico-Cultural. Suas divergências animam as principais discussões no campo acadêmico e estendem-se para âmbitos mais formais, tais como os textos das legislações vigentes, das propostas pedagógicas, diretrizes curriculares, etc., com predomínio e hegemonia das ideias que fundamentam a defesa da Pedagogia da Infância. Herdeira de tradições filosóficas e educacionais como a pedagogia da existência e escolanovismo em sua vertente pragmática, para a Pedagogia da Infância a função principal a ser desenvolvidas pelas instituições educativas infantis é acompanhar o interesse das crianças pelos objetos e fenômenos do mundo, tomando como referência os sentidos e significados que emergem de suas próprias experiências espontâneas e orientadas pelas suas próprias hipóteses. Por outro lado, demonstramos que os processos dirigidos sistematicamente para a produção de conhecimentos novos são, segundo os autores da Psicologia Histórico-Cultural, tão somente a via exclusiva de humanização das crianças e sua consolidação como ser genérico. Ademais, estes autores afirmam o papel intencional do trabalho educativo, ou seja, o educador assume a função de explicitar à criança os traços da atividade humana sustentados nos objetos da cultura, transmitindo assim, a esta os resultados do desenvolvimento histórico. Nossa defesa apoia-se nas contribuições desses autores, especialmente por reconhecerem o professor como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem da criança.
Abstract: Este artículo es un estudio teórico y bibliográfico cuyo objetivo fue caracterizar las principales vertientes orientadoras de la función, directrices y prácticas en la educación infantil brasileña. Presentamos algunos presupuestos de la llamada Pedagogía de la Infancia y de la Psicología Histórico-Cultural. Sus divergencias animan las principales discusiones en el ámbito académico y se extenden a las áreas más formales, como los textos de las disposiciones legales vigentes, las propuestas pedagógicas, directrices curriculares, etc, con predominio y hegemonía de las ideas que fundamentan la defensa de la Pedagogía de la Infancia. Heredera de las tradiciones filosóficas y educativas como la pedagogía de la existencia y el escolanovismo en su vertiente pragmática, para la Pedagogía de la Infancia la principal función a ser desarrollada en las instituciones educativas infantiles es acompañar los intereses de los niños por los objetos y fenómenos del mundo, tomando por referencia los significados que surgen de sus propias experiencias espontáneas y orientados por sus propias hipótesis. Por otra parte, hemos demostrado que los procesos dirigidos sistemáticamente a la generación de nuevos conocimientos son, según los autores de la Psicología Histórico-Cultural, el medio exclusivo para humanizar los niños y para su consolidación como ser genérico. Además, estos autores afirman el papel intencional de la labor educativa, o sea, el educador asume la función de explicitar al niño los rasgos de la actividad humana sostenida por los objetos de la cultura, transmitiendole así los resultados de este desarrollo histórico. Nuestra defensa se basa en las aportaciones de estos autores, en especial mediante el reconocimiento del profesor como un agente activo en el proceso de enseñanza-aprendizaje del niño.
This article is a theoretical study in which we aimed at characterizing the main aspects of function, guidelines and practices in Brazilian early childhood education. We present some assumptions of Childhood Pedagogy and Cultural-Historical Psychology. Their differences animate the main discussions in academic field and extend to more formal areas such as texts of laws, pedagogical proposals, curriculum, etc., with a predominance and hegemony of ideas that underlie the defense of Childhood Pedagogy. It inherited philosophical and educational traditions as the pedagogy of the existence and “escolanovismo” (New School) in its pragmatic aspect. Thus, to the Childhood Pedagogy the main function to be performed by early childhood institutions is to monitor children's interest for objects and phenomena in the world, having as references the meanings that emerge from their own spontaneous experiences and guided by their own hypotheses. On the other hand, we demonstrate that the processes systematically addressed to the production of new knowledge, according to the authors of Cultural-Historical Psychology, are but the the exclusive way of children’s humanization and their consolidation as a generic being. Moreover, these authors state that the intentional role of educational practices, that is, the educator assumes the role of explicating to the child the traces of human activity sustained in objects of culture, transmitting to the children the results of historical development. Our point relies on the contributions of these authors, especially because they recognize the teacher as an active agent in teaching-learning process of child.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação infantil
Aprendizagem
Ensino
Educación infanti
Aprendizaje
Enseñanza
Pedagogy
Early childhood education
Learning
Teaching
País: Brasil
Instituição: Wolney Honório Filho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: BARBOSA, Eliza Maria; SILVA, Janaina Cassiano. Aprendizagem versus ensino: falsa oposição ou uma nova didática pré-escolar? Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 2, p. 114-132, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29583/16415>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v11i2.29583
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v11i2.29583
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16313
Data de publicação: Dez-2017
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