Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Sandra Cristina Guimarães Bahia-
dc.creatorLeles, Cláudio Rodrigues-
dc.creatorSantos, Laura Barbosa-
dc.date.accessioned2019-01-22T11:47:34Z-
dc.date.available2019-01-22T11:47:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationREIS, Sandra C. G. B.; SANTOS, Laura B.; LELES, Cláudio R. Clínica integrada de ensino odontológico: perfil dos usuários e necessidades odontológicas. Robrac: revista odontologica do Brasil Central, Goiânia, v. 20, n. 52, p. 46-51, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn0104-7914-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16772-
dc.description.abstractThe Comprehensive Dental Care Clinic (CDCC) aims at pro- viding appropriate care for all patients’ individual general den- tal needs and developing the competence of dental students to diagnose, plan and perform general dental procedures.The aim of the present study was to identify the profile of patients and types of dental procedures performed on the CDCC of the Scho- ol of Dentistry of the Federal University of goias, Brazil. It was a retrospective study of dental records (n = 652) of patients treated at the CDCC in the period between 2004 and 2009. Most patients were female (67.8%) and the predominant age range was 30 to 50 years (51.9%). Most were employed and the most prevalent occupation was self-employed professionals in various catego- ries of workers, and residents in Goiania, the capital of the State of Goias (71.5%). The main reported chief complaint was too- thache (32.8%). Typical dental needs were associated to caries and edentulousness, and consequent predominance of general dental procedures (restorative, periodontal and prosthodontic). Conversely, combination of dental treatment needs of the indi- vidual patient was not the recommended in many cases, sugges- ting improvement in the screening procedures of patients.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClínica de ensinopt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectClinical educationpt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectDocumentationpt_BR
dc.titleClínica integrada de ensino odontológico: perfil dos usuários e necessidades odontológicaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Clínica Integrada nos cursos de graduação foi criada com o objetivo de desenvolver a capacidade do graduan- do em diagnosticar, planejar e executar procedimentos multi- disciplinares de forma a integrar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de odontologia, possibilitando a formação de um clínico geral. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos pacientes e os tipos de procedimentos odontológicos realizados na CI da Faculdade de Odontologia da UFG. Realizou-se um estudo retrospectivo em prontuários (n=652) de pacientes atendidos na CI no período de 2004 a 2009. A maioria dos pacientes era do gênero feminino (67,8%), sendo que a faixa etária preponderante foi de 30 a 50 anos (51,9%). A maioria estava empregada e a ocupação mais prevalente foi de profissionais autônomos, na categoria de trabalhadores diver- sos, residentes na capital do estado (71,5%). A queixa principal mais reportada foi a dor de dente (32,8%). As necessidades típi- cas destes pacientes são relacionadas à cárie e edentulismo, com conseqüente predominância de procedimentos característicos da prática generalista (restauradores, periodontais e protéticos). Entretanto, a combinação de especialidades odontológicas em muitos casos não é a recomendada, o que sugere maior aprimo- ramento no processo de triagem de pacientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologia - FO (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sandra Cristina Guimarães Bahia Reis - 2011.pdf809,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons