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dc.creatorSilva, Maria Marta da-
dc.creatorCedro, Wellington Lima-
dc.date.accessioned2019-01-25T11:59:34Z-
dc.date.available2019-01-25T11:59:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Marta; CEDRO, Wellington Lima. Estágio supervisionado e planejamento compartilhado: possibilidades da organização do ensino de professores de matemática em formação. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 190-215, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1983-3156-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16844-
dc.description.abstractIn this paper it is discussed the potential of supervised training as a learning locus of \ in teaching, having the shared planning of actions as an organizer of mathematics teacher’s activity in initial training. Discussions were made in light of the historical-cultural theory and the theoretical-methodological proposal of the Guiding Teaching Activities. Data were obtained by conducting a formative experiment with teachers enrolled in the Supervised Curricular Training Course II of the senior year of the Mathematics Bachelor Degree at the State University of Goiás -in Quirinópolis. It is noteworthy that the training process, structured in an organized teaching, based on a shared planning of educational actions allowed the following: the learning of mathematical concepts offered to students from the field school and the mathematics teacher pedagogical activity development in the school reality in which s/he was immersed.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPlanejamento compartilhadopt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectSupervised trainingpt_BR
dc.subjectShared planningpt_BR
dc.titleEstágio supervisionado e planejamento compartilhado: possibilidades da organização do ensino de professores de matemática em formaçãopt_BR
dc.title.alternativeSupervised training and shared planning: possibilities of organizing the education of prospecting mathematics teacherspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo discute-se o potencial do Estágio Supervisionado como lócus de aprendizagem da\na docência, tendo o planejamento compartilhado de ações como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. As discussões foram feitas à luz da teoria Histórico-Cultural e da proposta teórico-metodológica das Atividades Orientadoras de Ensino. Os dados foram obtidos pela realização de um experimento formativo com os professores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, no 4ª ano de Licenciatura de Matemática, da Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis. Destaca-se que o processo formativo estruturado em um ensino organizado, com base em um planejamento compartilhado das ações pedagógicas permitiu o seguinte: a aprendizagem dos conceitos matemáticos ofertados aos alunos da escola-campo e o desenvolvimento da atividade pedagógica do professor de Matemática na realidade escolar à qual se encontrava imerso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemática e Estatística - IME (RG)pt_BR
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