Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCedro, Wellington Lima-
dc.creatorMoura, Manoel Oriosvaldo de-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:26:01Z-
dc.date.available2019-01-25T12:26:01Z-
dc.date.issued2007-06-
dc.identifier.citationCEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 27, p. 37-56, jan./jun. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn0104-4877-
dc.identifier.issne- 2176-1744-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16850-
dc.description.abstractThe essential paper of algebra teaching in the children’s development is irrefutable. In line with that, this work discusses the algebraic learning in a learning space: the Mathematics Club. From the historicalcultural approach and the Activity Theory, the learning spaces are understood, as a place where individuals accomplish specific learning goals guided by intentional action for who teaches. A major finding of this study is that spaces such as the Mathematics Club are places capable to propitiate a significant learning activity in the field of mathematical knowledge. This work results of a didactic experiment with children at the “Application School” from College of Education at Universidade de São Paulo, Brazil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClube de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de álgebrapt_BR
dc.subjectEspaços de aprendizagempt_BR
dc.subjectPerspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.subjectAtividades de ensinopt_BR
dc.subjectThe mathematics clubpt_BR
dc.subjectTeaching and learning algebrapt_BR
dc.subjectLearning spacespt_BR
dc.subjectHistorical-cultural approachpt_BR
dc.subjectTeaching activitiespt_BR
dc.titleUma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeA historical-cultural approach to algebra teaching: the mathematics club as a learning spacept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoÉ irrefutável o papel essencial do ensino da álgebra para o desenvolvimento das crianças. Com base nesta constatação, este trabalho discute a aprendizagem algébrica em um espaço de aprendizagem: o Clube de Matemática. Tendo como pressupostos a abordagem histórico-cultural e a Teoria da Atividade, os espaços de aprendizagem são entendidos, aqui, como lugar da realização da aprendizagem dos sujeitos orientados pela ação intencional de quem ensina. Os resultados deste trabalho indicam, por meio de um experimento didático desenvolvido com crianças do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que espaços como o Clube de Matemática constituem-se em lugares capazes de propiciar uma atividade de aprendizagem significativa dos conhecimentos matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemática e Estatística - IME (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Wellington Lima Cedro - 2007.pdf489,76 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons