Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17160
Tipo do documento: Artigo
Título: Vigiar e punir na escola: a microfísica do poder
Autor: Paniago, Maria de Lourdes Faria dos Santos
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar a teoria de Michel Foucault (1926-1984), principalmente as descritas nas obras “Vigiar e Punir” e “Microfísica do Poder”, no que se referem a práticas de subjetivação no contexto escolar, ou seja, a forma como a escola tem fabricado sujeitos constitui o principal foco dessa investigação.
Abstract: The aim of this paper is to investigate Michel Foucault´s (1926-1984) theory, mainly the ones described in his works Discipline and Punish and Micro-physics of Power, concerning the practices of subjectivization in the school context, that means, the way the school has fabricated subjects is the main focus of this investigation.
Palavras-chave: Práticas de subjetivação
Escola
Michel Foucault
Panoptismo
Practices of subjectivization
School
Panopticism
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jatai (RJ)
Citação: PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos. Vigiar e punir na escola: a microfísica do poder. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 1, jan./jul. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20400/19134>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.182
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.182
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17160
Data de publicação: Jul-2005
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago - 2005.pdf212,78 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons