Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sílvio Ribeiro da-
dc.date.accessioned2019-02-27T13:49:43Z-
dc.date.available2019-02-27T13:49:43Z-
dc.date.issued2006-07-
dc.identifier.citationSILVA, Sílvio Ribeiro da. Ensino de leitura e interpretação textual a partir do texto “uma vela para Dario”. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 2, jan./jul. 2006. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20327/19140>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17168-
dc.description.abstractThe reading and interpretation activities developed in classroom follow a decodificating approach. Teachers have their students answer questions whose answers are too easily identifiable in the text, not offering them any challenge. This article presents the teaching practice of two teachers from a public school based on reading and interpretation activities they elaborated on the text Uma Vela para Dario. I observed if the teachers either based themselves on a decodificating approach of reading, guided by a conception which sees the text as a heap of information and the reader as the mere responsible for the decodification of the linguistic signs, or if they presented a view of reading as a process in which meaning must be built up.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterpretação de Textospt_BR
dc.subjectConstrução do sentidopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectText interpretationpt_BR
dc.subjectConstruction of meaningpt_BR
dc.titleEnsino de leitura e interpretação textual a partir do texto “uma vela para Dario”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs atividades de leitura e interpretação de textos desenvolvidas em sala de aula seguem uma perspectiva decodificadora. Aos alunos são propostas questões cujas respostas são de fácil identificação no texto, não oferecendo desafios. A partir disso, este artigo apresenta a prática de ensino de dois professores de uma escola pública a partir de atividades de leitura e interpretação, elaboradas por eles, do texto Uma Vela para Dario. Observamos se os professores partiram de uma prática decodificadora de leitura, ou se apresentaram uma visão de leitura como um processo no qual deve ser construído um sentido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doihttps://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20327-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sílvio Ribeiro da Silva - 2006.pdf271,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons