Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17210
Tipo do documento: Artigo
Título: Uma visão do estágio supervisionado por licenciados em educação física
Autor: Lopes, Chaysther de Andrade
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o estágio é visto pelo professor licenciado de Educação Física. A pesquisa tem um referencial crítico-dialético e foi realizada com seis professores de Educação Física que exercem a docência na educação básica e se formaram em uma mesma instituição de ensino superior do interior de Goiás, sendo cinco do sexo feminino e um do sexo masculino. A entrevista semi-estruturada foi utilizada para a coleta dos dados. A análise teve caráter qualitativo centrando-se em uma análise temática de conteúdo. Após a realização das entrevistas, foram definidas três categorias. Na primeira (a relevância do estágio) é evidenciada a relevância do estágio para os professores. A segunda (dificuldades no estágio) dividiu-se em três subcategorias: falta de supervisão, que foi marcante no estágio de todos os participantes da pesquisa; a curta duração do estágio e o distanciamento entre teoria e prática no estágio. Na terceira categoria (sugestões dos professores acerca do estágio) os professores apontaram caminhos para superar as dificuldades que encontraram, como, por exemplo, uma maior duração para o estágio, para que fosse de fato supervisionado e mais bem conduzido. De acordo com os resultados, os professores vêem o estágio como essencial à formação docente. Além disso, a pesquisa apontou algumas dificuldades quanto à organização e à relação teoria–prática no estágio.
Abstract: The aim of this research is to analyze how internship is seen by licentiate teachers of Physical Education. The research has a dialectic critical reference and was carried out with six teachers of Physical Education that exert teaching in elementary school, graduated in the same institution of higher education in the countryside of Goiás, being five of them female and the other one male. The semi-structured interview was used for data gathering. The analysis had qualitative character centering itself in a thematic analysis of content. After the interviews were held three categories were defined. The first one (the relevance of internship) evidenced the relevance of internship for teachers. The second (difficulties in the period of internship) was divided in three subcategories: lack of supervision, which was pointed out in the training of all the participants of the research; the short duration of internship and the separation between theory and practice in the period of internship. In the third category (teachers’ suggestions about the internship), the teachers pointed the ways to overcome the difficulties they found, e.g., a larger duration for internship so that it could be truly supervised and better guided. According to the results, the teachers see internship as essential to teaching formation. Besides, the research pointed some difficulties regarding the organization and the theory-practice relationship in internship.
Palavras-chave: Estágio
Formação docente
Currículo
Educação física
Relação teoria–prática
Internship
Teaching formation
Curriculum
Physical education
Theory-practice relationship
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: LOPES, Chaysther de Andrade. Uma visão do estágio supervisionado por licenciados em educação física. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 6, jan./jul. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20350/19187>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.598
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.598
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17210
Data de publicação: Jul-2009
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Chaysther de Andrade Lopes - 2009.pdf101,94 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons