Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17214
Tipo do documento: Artigo
Título: A avaliação escolar: intencionalidade, formas e instrumentos
Autor: Assis, Renata Machado de
Fernandes, Renata Gomes de Souza
Resumo: A partir da relevância de se considerar a avaliação escolar como uma ferramenta muito importante na prática docente, tivemos o interesse em publicar este texto, que se constitui uma fração da pesquisa realizada no ano de 2008. Entende-se que a avaliação escolar deva ser dimensionada, tanto para o professor como para o aluno, como um recurso auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Compreendemos que se faz necessário uma constante busca de novas pesquisas e trabalhos que abordem a avaliação pelos professores de todas as áreas, e a atualização é primordial para que possamos promover uma avaliação justa e condizente com os novos avanços desta temática em âmbito escolar, respeitando as especificidades contextuais. É necessário que o docente busque respaldo teórico-prático para subsidiá-lo nos processos avaliativos, e que haja empenho em sua formação inicial e continuada, no sentido de propiciar espaços de reflexão, de discussão e de crescimento profissional.
Abstract: Based on the importance of considering school evaluation as an important tool in teaching practice, we had the interest in publishing this text, which is a fraction of a survey conducted in the year 2008. It is understood that school evaluation should be tailored for both the teacher and the student as a resource to assist in the teaching learning process. We understand that it is necessary a constant search for new researches and studies that address the assessment by teachers in all areas, and updating is vital for us to promote a fair evaluation according to the new developments of this issue at school, respecting the contextual specificities. It is necessary that the teacher seeks for theoretical and practical support to subsidize the assessment process, and there must be commitment to their initial training and continuous formation in order to provide spaces for reflection, discussion and professional growth.
Palavras-chave: Avaliação
Prática docente
Escola
Evaluation
Teaching practice
School
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: ASSIS, Renata Machado de; FERNANDES, Renata Gomes de Souza. A avaliação escolar: intencionalidade, formas e instrumentos. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 6, jan./jul. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20349/19186>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.601
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.601
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17214
Data de publicação: Jul-2009
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Renata Machado de Assis - 2009.pdf149,02 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons