Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17217
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação, currículo e ensino de graduação
Título(s) alternativo(s): Formation, curriculum and graduation teaching
Autor: Corbiniano, Simone Alexandre Martins
Resumo: O ensino na universidade tem enfatizado cada vez mais em seus currículos as necessidades do mercado de trabalho e do desenvolvimento econômico e tecnológico. Contudo, é preciso empenhar-se no diálogo acerca da formação do cidadão e, em especial, do educador valorizando os nexos que constituem essa formação como processo mais amplo, não restrito à formação profissional. Ao situar a questão da formação na atualidade, cabe lembrar o sentido humano, cultural e histórico que a instituição universitária logra na sociedade. Decorrente desse sentido, o ensino de graduação deve voltar-se não somente ao desenvolvimento de habilidades que possibilitem às pessoas participarem da dimensão econômica da sociedade, mas, sobretudo, à formação comprometida com a busca do saber, a criação e a crítica. Esses princípios são indispensáveis à formação dos sujeitos em sua totalidade humana.
Abstract: The teaching at the university has increasingly emphasized, in its curriculum the needs of the labor market and of the economic and technologic development. Although, we need to engage in dialogue about the citizen training in general and, in particular, of the educator, valorizing the links that form this training as a wider process, not restricted to the professional training. In situating the training in actuality, it is necessary to remind the human, cultural and historic sense that the university achieves in society. Due to this sense, the graduation teaching must return not only to develop skills that enable people to participate in the economic dimension of the society but, mostly, to the training institute compromised to the search of knowledge, the creation and criticism. These principles are essential to the formation of subjects in its human entirety.
Palavras-chave: Educação
Formação profissional
Formação humana
Education
Professional formation
Human formation
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. Formação, currículo e ensino de graduação. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 7, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20392/19198>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i7.976
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i7.976
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17217
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Simone Alexandre Martins Corbiniano - 2009.pdf275,77 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons