Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Ângela Lima Pereira-
dc.creatorSousa, Tony Augusto Serejo-
dc.creatorLima, Eunice Cabral-
dc.creatorPereira, Adriana Lima-
dc.creatorRezende, Wender Lopes-
dc.creatorRibeiro, Daiana Bueno-
dc.date.accessioned2019-03-08T10:45:27Z-
dc.date.available2019-03-08T10:45:27Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ângela Lima; SOUSA, Tony Augusto Serejo; LIMA, Eunice Cabral; PEREIRA, Adriana Lima; REZENDE, Wender Lopes; RIBEIRO, Daiana Bueno. Percepção de graduandos de enfermagem acerca do processo de ensino-aprendizado das teorias de enfermagem. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 9, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20361/19208>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17221-
dc.description.abstractThis is a descriptive exploratory study, qualitative, on the teaching-learning of nursing theories that aimed to understand the perception of a group of undergraduate nursing students about their experience in the teaching / learning of nursing theories, consisting of 10 students of nursing, men and women who were enrolled in the discipline of Nursing Care System in which the subject is taught nursing theories. The collected data yielded three major categories, which were then divided into subcategories that emerged from each of these, such as: "Meaning of Nursing Theories," "easily experience the Teaching-Learning of Nursing Theories," "Difficulties experienced Process Teaching-Learning of Nursing Theories. " In this work we find some statements of the group of academics surveyed leading us to a quick reflection on the training front of the premises already widely discussed by other researchers. The referent study prompted some discussion about the teaching of nursing theories to students of undergraduate, developing other studies in different realities, may extend the knowledge of students' views about the teaching and learning of this topic, and help a greater understanding of the same, and providers to encourage the identification of best teaching strategies.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizadopt_BR
dc.subjectTeorias de enfermagempt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectGraduando de enfermagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectTheories of nursingpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectThe nursing studentpt_BR
dc.titlePercepção de graduandos de enfermagem acerca do processo de ensino-aprendizado das teorias de enfermagempt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo descritivo-exploratório, de caráter qualitativo, sobre o ensino-aprendizado das teorias de enfermagem que teve como objetivo geral conhecer a percepção de um grupo de graduandos de enfermagem acerca da sua experiência no processo de ensino/aprendizagem das teorias de enfermagem; constando de 10 estudantes do Curso de Enfermagem, homens e mulheres, que cursaram a disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na qual é ministrado o tema teorias de enfermagem. Os dados coletados geraram três grandes categorias, que posteriormente foram subdivididas em subcategorias que emergiram de cada uma destas, como: “Significado das Teorias de Enfermagem”, “Facilidades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”, “Dificuldades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”. Neste trabalho encontramos algumas falas do grupo de acadêmicos pesquisados que nos remetem a uma rápida reflexão sobre a formação profissional frente às premissas já amplamente abordadas por outros pesquisadores. O referente estudo instigou algumas discussões sobre o ensino das teorias de enfermagem para acadêmicos do curso de graduação; desenvolver outros estudos, em realidades diferentes, pode ampliar o conhecimento sobre a visão dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizado desta temática, e contribuir para um entendimento maior sobre o mesmo, além de fornecer elementos que favoreçam a identificação de melhores estratégias de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v2i9.1094-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ângela Lima Pereira - 2010.pdf355,26 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons