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dc.creatorVilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.creatorMedeiros, Lúcia Helena Moreira de-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:29:06Z-
dc.date.available2019-03-29T15:29:06Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationVILELA, Maria Aparecida Augusto Satto; MEDEIROS, Lúcia Helena Moreira de. Lúcia Helena Moreira de. Ética. Impactos na formação e atuação do professor na contemporaneidade. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 12, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20383/19223>.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17304-
dc.description.abstractThis article aims to analyze, informed by a literature search, the concept of ethics in two important works: the first is Pedagogy of Autonomy of Paulo Freire, and the second is Ethics and Competence, Terezinha Azeredo Rios. The two books, guided by philosophical and educational assumptions, contribute to the reflection on the knowledge and skills required for training and performance of the educator, in view of the society and the time in which we live. According to this analysis, sees the role of Freire’s ethics, precisely guided by action, by the example of the teacher, far more than by his speech. In Rios (2001), highlights the need for educators to reflect on their actions and values that underlie them and those that underlie the society they are part of, being thus in a political being. The two authors contribute to rethinking teacher education as a teacher who based their actions on ethics is more supportive, critical and sees the student as Other, as a human being needs and desires of different but not inferior, to their.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberes do professorpt_BR
dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectKnowledge of the teacherpt_BR
dc.subjectSkills and abilitiespt_BR
dc.titleÉtica. Impactos na formação e atuação do professor na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como propósito analisar, subsidiado por uma pesquisa bibliográfica, o conceito de ética em duas obras relevantes: a primeira é Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e a segunda é Ética e Competência, de Terezinha Azeredo Rios. Os dois livros, pautados em pressupostos filosófico-educacionais, contribuem para a reflexão sobre os saberes e competências necessários à formação e atuação do educador, tendo em vista a sociedade e o período em que vivemos. De acordo com a análise empreendida, vislumbra-se o papel da ética freireana, pautada precisamente pela ação, pelo exemplo do professor, muito mais do que pelo seu discurso. Em Rios (2001), evidencia-se a necessidade do educador refletir sobre seus atos e os valores que os fundamentam e os da sociedade da qual faz parte, constituindo-se, desse modo, em um ser político. Os dois autores contribuem para se repensar a formação docente visto que um professor que fundamenta suas ações pela ética é mais solidário, crítico e vê o aluno como Outro, como ser humano de necessidades e desejos diferentes, mas não inferiores, aos seus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v1i12.1328-
dc.identifier.doie- 1807-9342-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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