Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Joana D`arc Moreira-
dc.creatorVieira, Érico Douglas-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:55:42Z-
dc.date.available2019-03-29T15:55:42Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.citationALVES, Joana D`arc Moreira; VIEIRA, Érico Douglas. Intervenções grupais em psicodrama: contribuições para a escola de tempo integral. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 14, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/24061/19261>.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17312-
dc.description.abstractComprehensive education brings additional training opportunities, promising innovations and curriculum enrichment, through a critical emancipatory perspective, which enables its subject the reflection and action necessary to achieve a better quality of life. This article is a theoretical study on the possibilities of working with group interventions in schools that work in a full time. The interpersonal relations as well the issues of gender and sexuality are topics that can be crafted with intervention group methodologies. The Full Time School is depicted with its challenges and potential. The concept of groups and phases and at different moments in which it constitutes, leads the group coordinator tailor their interventions in order to leverage the change. The potential of psychodrama to a differentiated and transformative intervention has been widely used in the educational area because it facilitates the complexity issues of social interactions and challenges for a educative and formative performance. The group interventions contribute to the renewal of professional performances in education, enabling a creative work with populations with large cultural discrepancies. It also facilitates the resolution of conflicts in the school routine, ongoing challenge for educators in the difficult task of intermediate students, teachers and classmates.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervenções grupaispt_BR
dc.subjectEscola integralpt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGroup interventionspt_BR
dc.subjectComprehensive schoolpt_BR
dc.subjectInterpersonal relationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleIntervenções grupais em psicodrama: contribuições para a escola de tempo integralpt_BR
dc.title.alternativeGroup interventions in psychodrama: contributions to full time schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA educação integral traz oportunidades complementares de formação, prometendo inovações e enriquecimento curricular, através de uma perspectiva crítico emancipadora, que possibilita aos seus sujeitos a reflexão e ação necessárias para o alcance de uma melhor qualidade de vida. O presente artigo trata-se de um estudo teórico sobre as possibilidades do trabalho com intervenções grupais nas escolas que funcionam em tempo integral. As relações interpessoais bem como as questões de gênero e da sexualidade são temas que podem ser trabalhados com metodologias grupais de intervenção. A Escola em Tempo Integral é retratada, com seus desafios e potencialidades. O conceito de grupos e as fases e momentos distintos pelos quais ele se constitui, levam o coordenador de grupo adequar suas intervenções como forma de potencializar a mudança. O potencial do Psicodrama para uma intervenção diferenciada e transformadora tem sido amplamente utilizado na área educacional por facilitar questões ligadas à complexidade das interações sociais e aos desafios para uma atuação educativa e formadora. As intervenções grupais contribuem para a renovação das atuações profissionais na educação, possibilitando um trabalho criativo com populações com grandes dissonâncias culturais. Também facilita a resolução de conflitos na rotina da escola, permanente desafio para educadores na difícil tarefa de intermediar alunos, professores e colegas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v1i14.24061-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Joana D`arc Moreira Alves - 2013.pdf116,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons