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Tipo do documento: Artigo
Título: Análise dos modelos de curso de formação para a docência no ensino superior da UFG/regional Jataí
Título(s) alternativo(s): Analysis of models for teaching training courses in higher education of UFG/ regional Jataí
Autor: Santana, Lázara Cristhiane de Assis
Ribeiro, Sandra Aparecida Benite
Resumo: O curso de formação à docência é obrigatório para todos os docentes ingressantes na Universidade Federal da Goiás, que não comprovem experiência prévia no ensino superior. No decorrer dos anos, de 2001 a 2016, muitas alterações foram feitas no modelo do curso com o intuito de melhor atender às necessidades e reinvindicações dos docentes da Regional Jataí (REJ). Assim, o presente estudo teve como objetivos apresentar os modelos de cursos realizados neste período e analisar as críticas dos docentes desta Regional, de forma a fornecer subsídios para a estruturação dos cursos ou de programas de formação de docentes da futura Universidade Federal de Jataí. Os dados foram obtidos dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação em Goiânia e da Coordenação de Graduação da REJ, utilizando-se como instrumento de análise a matriz SWOT e o instrumento de avaliação institucional do MEC. A partir das análises documentais observamos que os modelos mais antigos de cursos, realizados somente com aulas expositivas por docentes externos à Regional Jataí não atendia os anseios dos docentes desta regional, que reagiam com críticas negativas. Somente a partir do ano de 2015, quando houve maior autonomia da Coordenação de Graduação para a organização do curso e maior participação dos docentes da REJ na execução do curso que novos delineamentos começaram a surgir. Em 2016, quando a Coordenação de Graduação e os docentes locais assumiram o curso e propuseram um modelo mais aplicado ao dia a dia do docente e com atividades práticas, as críticas foram positivas. Desta forma, a avaliação do docente é de grande valia no processo de construção de estratégias e de modelos para formação para a docência no ensino superior. Diante deste cenário, o processo de formação do docente na REJ satisfaz aos critérios de avaliação do MEC.
Abstract: The teaching training course is compulsory for all incoming professors at the Universidade Federal de Goiás (UFG) , for those not having previous experience in higher education. Over the years, from 2001 to 2016, many changes were made to courses in order to better meet the needs and demands of UFG, Regional Jataí’s (REJ) professors. Thus, the present study bears two objectives: (1) to present the models of courses carried out in this period and (2) to analyze the criticism from UFG, Regional Jataí’s professors. Based on that, we aimed to subsidize the structuring of the future Universidade Federal de Jataí’s (UFJ) courses and teaching training programs. Data related to courses were obtained from the Pro- Rectory of Undergraduate Studies in Goiânia and REJ’s Coordination of Undergraduate Studies archives, and as analysis instruments we have used the SWOT matrix and the institutional evaluation tool of the Ministry of Education (MEC). From data analysis, we realized that previous courses, carried out only with lectures by professors, external to UFG/REJ, did not meet the expectations of REJ’s professors, leading to considerable negative criticisms. It was only from 2015 on, when REJ’s Coordination of Undergraduate Studies had greater autonomy to organize the teaching courses, and more REJ’s professors could take part in its execution, that constructive criticisms began to emerge. In 2016, when REJ’s Coordination of Undergraduate Studies and local professors took part in the course and proposed a more contextualized model with practical activities, critics became more positive. Thus, we conclude that professors’ critical evaluation is of great value in constructing strategies and models for teaching trainings in higher education institutions. We also conclude that teaching trainings at UFG/REJ meet the evaluation criteria of MEC.
Palavras-chave: Curso de docência
Estágio probatório
Formação de professores
Teaching degree
Probationary internship
Teaching training
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SANTANA, Lázara Cristhiane de Assis; RIBEIRO, Sandra Aparecida Benite. Análise dos modelos de curso de formação para a docência no ensino superior da UFG/regional Jataí. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/53261>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53261
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53261
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17321
Data de publicação: Set-2018
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