Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17517
Tipo do documento: Artigo
Título: Teatro de bonecos na disciplina “literatura surda”
Título(s) alternativo(s): Puppet theater of dolls in the discipline "deaf literature"
Teatro de muñecos en la asignatura "literatura sorda"
Autor: Costa, Alessandra Campos Lima da
Batista, Jullyana Santos
Resumo: Este artigo relata uma ação resultante de experiência didática com teatro de bonecos na disciplina “Literatura Surda”, ministrada para alunos surdos e ouvintes do quarto período do curso Licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás – UFG. A disciplina foi desenvolvida de modo a apresentar produções literárias surdas, promovendo, simultaneamente, reflexões sobre experiências de vida dos surdos. No decorrer das aulas, os alunos tiveram a oportunidade de produzir histórias em Libras e criar novas formas de apresentá-las, tendo em mente o público surdo. A disciplina “Literatura Surda” demonstrou ser um instrumento importante para a divulgação da Libras e para ativar o debate sobre ideias preconcebidas a respeito dos surdos e de suas produções.
Abstract: This article reports an action resulting from didactic experience with puppet theater in the discipline Deaf Literature, taught for deaf and hearing students of the fourth period of the course Licenciatura em Letras: Libras at the Federal University of Goiás - UFG. The course is designed to introduce students to the value of literature, deaf literature productions and promote reflection on the experiences of these people and socially preconceived ideas about them. In the course, the students had the opportunity to produce stories in Libras and find new ways of presenting them to the deaf people. The discipline Deaf Literature has proved to be an important tool to propagate Libras and spread stories of the deaf, and discard preconceived ideas about deaf people, and especially for literature production in this area.
Este artículo relata una acción que resulta de una experiencia didáctica con teatro de muñecos, en la asignatura “Literatura Sorda” impartida para alumnos sordos y oyentes del cuarto ciclo del curso de grado de la Licenciatura en Letras: Libras de la Universidad Federal de Goiás - UFG. La asignatura fue desarrollada para presentar producciones literarias sordas, promoviendo, simultáneamente, reflexiones sobre las experiencias de vida de los sordos. En el transcurso de las clases los alumnos tuvieron la oportunidad de producir relatos en Libras y crear nuevas formas de presentarlas, sin perder de vista al público sordo. La asignatura Literatura Sorda demostró ser un instrumento importante para la divulgación de la Libras y para incentivar el debate sobre las ideas preconcebidas respecto de los sordos y sus producciones.
Palavras-chave: Literatura surda
Libras
Teatro de bonecos
Educação de surdos
Deafl literature
Puppet theater
Education of the deaf
Literatura sorda
Teatro de muñecos
Educación para sordos
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria de Oliveira Regina
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: COSTA, Alessandra Campos Lima da; BATISTA, Jullyana Santos. Teatro de bonecos na disciplina “literatura surda. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 160-173, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/50344/24802.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v2i2.50344
Identificador do documento: 10.5216/rs.v2i2.50344
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17517
Data de publicação: Dez-2017
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alessandra Campos Lima da Costa - 2017.pdf367,65 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons