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dc.creatorGuimarães, Simone Sendin Moreira-
dc.creatorGoldschmidt, Andrea Inês-
dc.creatorParanhos, Rones de Deus-
dc.creatorSilva, Karolina Martins Almeida e-
dc.date.accessioned2019-07-01T13:30:24Z-
dc.date.available2019-07-01T13:30:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; PARANHOS, Rones de Deus; SILVA, Karolina Martins Almeida e. Transdisciplinaridade: uma análise preliminar das publicações do portal de periódicos da capes. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 11, n. 20, p. 820-829, 2015.pt_BR
dc.identifier.issne- 1809-0583-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17701-
dc.description.abstractThis article aims to map the research (theses and dissertations) held in Brazil on or from the transdisciplinary theme seeking to identify where (regional and institutional location) jobs are produced and how this theme appears in these surveys. The work was characterized as a documentary analysis, exploratory in Bank of Theses and Dissertations from CAPES. The search was from the term "transdisciplinary" summaries of research in the period 01/2010 to 09/2014. 159 papers on the subject, these 23 (14.5%) were classified in the field of education were found. Regarding the place of these productions, the results indicate a polarization of work between the South and Midwest regions of the country (30.4% each) being specifically UNB institution with the largest number of jobs (17.4%). The resul-State found is related to the Research Group "Education, Human Ecology and Transdisciplinarity" located on the instution. The idea in this research appears as transdisciplinary theoretical framework or methodological principle in the introduction, objectives, and methodology of the study (65.2%). Already 34.8% transdisciplinarity appears as a result, proposition or referral. It was not possible to clearly identify the framers' conception of transdisciplinarity summaries, thus we believe that the analysis of the goals and methods in the body of the text of theses and dis- sertações to be held later may indicate elements that diverge / converge with the assumptions of transdisci-plinaridade and can thus support inferences about the conceptual nature of this issue in such research.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeses e dissertaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTheses and dissertationspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleTransdisciplinaridade: uma análise preliminar das publicações do portal de periódicos da capespt_BR
dc.title.alternativeTransdisciplinarity: a preliminary analysis of the capes journal portal publicationspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo mapear as pesquisas (teses e dissertações) realizadas no Brasil sobre ou a partir do tema transdisciplinaridade procurando identificar onde (localidade regional e institucional) os trabalhos são produzidos e como esse tema aparece nessas pesquisas. O trabalho realizado se caracterizou como uma análise documental, de caráter exploratório no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A busca foi a partir do termo “transdisciplinar” nos resumos das pesquisas no período de 01/2010 até 09/2014. Foram encontrados 159 trabalhos sobre o tema, desses 23 (14,5%) estavam classificados na área de Educação. Em relação ao local dessas produções, os resultados indicam uma polarização de trabalhos entre as regiões Sul e Centro-oeste do país (30,4% cada) sendo especificamente a UnB a instituição com maior número de trabalhos (17,4%). O resultado encontrado está relacionado ao Grupo de Pesquisa “Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade” situado na instituição. A ideia de transdisciplinaridade presente nas pesquisas aparece como fundamento teórico ou princípio metodológico na introdução, objetivos, ou metodologia do trabalho (65,2%). Já em 34,8% a transdisciplinaridade aparece como resultado, proposição ou encaminhamento. Não foi possível identificar claramente a concepção dos autores sobre transdisciplinaridade nos resumos, desta forma, acreditamos que a análise dos objetivos e metodologias presentes no corpo do texto das teses e dissertações, a ser realizada posteriormente, poderá indicar elementos que divergem/convergem com os pressupostos da transdisciplinaridade, podendo desta forma subsidiar inferências sobre a natureza conceitual do tema presente nessas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)pt_BR
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