Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18092
Tipo do documento: Artigo
Título: 20 anos do curso de letras/espanhol da UFG: um sonho do Prof. Fernando Plaza
Título(s) alternativo(s): 20 years of spanish language teaching programme at UFG: a history born out of professor Fernando Plaza's dream
Autor: Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
Resumo: Este artigo presta uma homenagem ao professor chileno, Fernando Plaza Mallea, idealizador da licenciatura em Letras: Espanhol da Universidade Federal de Goiás, por ocasião dos 20 anos de colação de grau da primeira turmaa graduar-se nessa modalidade. O referido docente ministrou as disciplinas de latim e espanhol tanto no antigo ICHL (Instituto de Ciências Humanas e Letras) quanto na atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. O Prof. Plaza vislumbrou a possibilidade de uma licenciatura em Espanhol em Goiás a partir da criação do Mercosul, Mercado Comum do Sul, em 1991 (acordo de livre comércio e união aduaneira) entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e também pelo fato de o Brasil estar rodeado de países de língua espanhola no continente sul-americano. Em 1996, quando o nosso mestre se aposentou, já tinha visto seu sonho, mesmo que parcialmente, transformar-se em realidade. A graduação em Letras: Espanhol habilitou, de 1998 a 2018, 268 profissionais docentes, segundo informação da Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas da UFG. Esses egressos tiveram acesso a processos seletivos e concursos públicos, podendo exercer sua profissão em instituições de ensino infantil, básico, técnico, tecnológico e em faculdades. Em 2004, o Prof. Plaza faleceu e não pôde acompanhar o retorno à própria UFG de muitos ex-alunos que passaram a atuar como professores efetivos no curso de licenciatura em Espanhol no qual se formaram.
Abstract: This article pays tribute to a Chilean professor, Fernando Plaza Mallea, who idealized and initiated the Spanish Language Teaching Programme at UFG, currently celebrating 20 years since the graduation of the first group. He taught Latin and Spanish at the former ICHL and at what we know today as the College of Letters, at the Federal University of Goias. Professor Plaza saw the possibility of a Spanish Teaching Education Programme after the creation of Mercosul, the South Common Market, in 1991, a partnership on free trade and customs between Brazil, Argentina, Paraguay and Uruguay; and also due to the fact that Brazil is surrounded by Spanish-speaking countries in South America. When professor Plaza retired in 1996, he could see his dream, though partially, fulfilled. According to the UFG Department of Registration and Diplomas, from 1998 to 2018, the Spanish Language Teaching Programme contributed to the education of 268 teachers. Many of these alumni have so far applied for different teaching selections and have taught in different levels (primary and secondary schools, technology institutions, and colleges). After being able to also witness some of his former students working as professors at the UFG Spanish Language Teaching Programme, professor Plaza died in 2004.
Palavras-chave: Homenagem
Prof. Fernando Plaza
Licenciatura em espanhol
20 anos
Egressos
Tribute
Spanish language programme
20 years
Alumni
País: Brasil
Instituição: Letícia de Souza Carrijo
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. 20 anos do curso de letras/espanhol da UFG: um sonho do prof. Fernando Plaza. Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p.187-196, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/60203/33620.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v30i1.60203
Identificador do documento: 10.5216/rp.v30i1.60203
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18092
Data de publicação: Jun-2019
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva - 2019.pdf497,76 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons