Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica frankfurtiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Diane Valdez

Resumo

Starting from the critical frankfurtian theory, especially in Adorno and Horkheimer, the present article discusses how the relation between autoritarism and violence implies symbiosis in its manifestation, demonstrated the presence of both in contemporaneity, in which the subjective and objective aspects of them are entwined and present in the administered society. Investigate the possibility of reaching alternatives to escape from this barbarism by way of education and human formation.
El presiente artículo discurre La partir de La teoria crítica frankfurtiana, em específico Adorno e Horkheimer, como larelación distinguida por El autoritarismo y La violência implica simbiosis em La manifestación, probadala presencia em ambos em lacontemporanedad em lo que El aspectos subjetivos e objetivos de essas sónentrelazados y acuales em lasociedadconducida. Indaga lapossibilitad de ser alcanzadoel cambio para elescabulirsela barbárie por loscamiños de laeducación y por laformación humana.

Descrição

Palavras-chave

Autoritarismo, Violência, Educação, Formação humana, Autoritarism, Violence, Education, Human formation, Educación, Formación humana

Citação

ROSA, Cleudes Maria Tavares. Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica Frankfurtiana. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 515-528, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/52493/26807.