Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Márcia Ferreira Torres-
dc.creatorSouza, Rosiris Pereira de-
dc.date.accessioned2019-12-04T14:05:45Z-
dc.date.available2019-12-04T14:05:45Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Márcia Ferreira Torres; SOUZA, Rosiris Pereira de. Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 1, p. 43-58, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514.pt_BR
dc.identifier.issne- 2178-4442-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18400-
dc.description.abstractThe present article aims to reflect on the human formation processes from the assumptions of the critical theory frankfurtiana, highlighting the studies of Adorno and Horkheimer on the relationship between individual and society to undertake a reflexive effort to think meaning and meaning of Infant Education in our times. For this, we systematize this text in three moments, the first search to rescue the understanding of the relationship between individual, society and education. In the second moment we approach the perspective of Education as a means for the possibilities to think about autonomy and human emancipation. Finally we will discuss some elements on the education of children in contemporary society from these concepts.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFernanda Barrospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectIndivíduopt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectIndividualpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleSociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humanapt_BR
dc.title.alternativeSociedad, individuo y educación infantil: reflexiones sobre la formación humanapt_BR
dc.title.alternativeSociety, individuals and child education: reflections on human trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em três momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva de Educação como meio para a possibilidades para se pensar a autonomia e a emancipação humana. Por fim discorreremos alguns elementos sobre a Educação infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rpp.v16i1.37514-
dc.publisher.departmentCampus de Catalão (RC)pt_BR
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Márcia Ferreira Torres Pereira - 2018.pdf337,32 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons