Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Edlucia Robelia Oliveira de-
dc.creatorCamargo, Robson Corrêa de-
dc.creatorRosa, Michel Mauch-
dc.date.accessioned2020-03-06T12:12:36Z-
dc.date.available2020-03-06T12:12:36Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.citationBARROS, Edlucia Robelia Oliveira de; CAMARGO, Robson Corrêa de; ROSA, Michel Mauch. Vigotski e o teatro: descobertas, relações e revelações. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 229-240, abr./jun. 2011.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-0329-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18822-
dc.description.abstractThis paper aims to reveal the partial results of ongoing research that investigates the deep relationship of the writings of psychologist Lev S. Vygotsky (1896 - 1934) with the theatrical art. It presents data on the biography of the author, as a matter of him having been in youth, lover, reader of dramatic works, director and actor. Experiences that contributed to its formation and are expressed in productions such as The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark (1968), which has strong influences of the show Hamlet (1911), directed by Gordon Craig and Stanislavsky. Moreover, the text displays brief comments about the works of Vygotsky, among these, Psychology of Art (1965) that provides a notion of aesthetic reception based on contradictory catharsis. Data that are expanding knowledge and interpretations about the life and work of the Russian psychologist, as well as studies regarding his relationship with the theater.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo pretiende mostrar los resultados parciales de la investigación en curso que investiga la relación profunda de los escritos del psicólogo Lev S. Vygotsky (1896 - 1934) con el arte teatral. Presenta datos sobre la biografía del autor, como una cuestión de que hubiera estado en la juventud, amante, lector de obras de teatro, director y actor. Las experiencias que contribuyeron a su formación y se expresan en producciones como La tragedia de Hamlet, príncipe de Dinamarca (1968), que tiene fuertes influencias de la serie Hamlet (1911), dirigida por Gordon Craig y Stanislavsky. Además, el texto muestra un breve comentario sobre la obra de Vygotsky, entre ellas, la Psicología del Arte (1965) que proporciona una idea de la recepción estética basada en la catarsis contradictorias. Los datos que se están ampliando los conocimientos e interpretaciones sobre la vida y la obra del psicólogo ruso, así como estudios sobre su relación con el teatro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectBiographypt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectBiografíapt_BR
dc.titleVigotski e o teatro: descobertas, relações e revelaçõespt_BR
dc.title.alternativeVygotsky and theatre: findings, relationships and discoveriespt_BR
dc.title.alternativeVygotsky y el teatro: descubrimientos, relaciones laborales y revelacionespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste texto tem por finalidade revelar os resultados parciais da pesquisa em andamento que investiga as profundas relações dos escritos do psicólogo Lev S. Vigotski (1896 – 1934) com a arte teatral. Para tanto, apresenta dados referentes à biografia do autor, como a questão de, em sua juventude, ele ter sido apreciador, leitor de obras dramáticas, diretor e ator, experiências, que contribuíram na sua formação e estão expressas em produções como A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca (1968), que mostra fortes influências do espetáculo Hamlet (1911), dirigido por Gordon Craig e Stanislavski. Além disso, este texto exibe breves comentários acerca de obras de Vigotski, entre as quais Psicologia da Arte (1965), que oferece uma noção de recepção estética da catarse fundamentada no contraditório. Tais dados vêm ampliar os conhecimentos e as interpretações acerca da vida e obra do psicólogo russo, bem como os estudos a respeito da relação dele com o teatro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722011000200006-
dc.publisher.departmentEscola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:EMAC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Edlucia Robelia Oliveira de Barros - 2011.pdf147,08 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons