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dc.contributor.advisor1Santos, Welson Barbosa-
dc.creatorSantos, Sandréia-
dc.date.accessioned2020-09-10T12:38:06Z-
dc.date.available2020-09-10T12:38:06Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Sandréia. Educação do Campo: considerando a interdisciplinaridade nas ciências da natureza. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19022-
dc.description.abstractThe teaching process, which is hierarchical and fragmented, aims to serve a small portion of society, especially the ruling class. From this perspective, it does not value the subjects as builders of their stories, which is one of the central themes in the debates on Rural Education. In this sense, the purpose of this work is to bring contributions about the role of interdisciplinarity in training for the teaching of natural sciences in the context of Rural Education. To meet this objective, we sought to observe the subjectivity of the subjects and the unique way in which each behaves in the face of a stimulus or process. Data were collected by analyzing the discourse of subjects who participated in the Supervised Internship at the Escola Família Agrícola de Goiás - EFAGO, located in the rural region of the Municipality of Goiás - GO, and had the task of observing how interdisciplinarity occurred in practice with students of that educational unit. For that, it was requested to build a report and in the analysis of the texts constructed by the participants, the analysis of the discourse of French origin was adopted and which has Michel Foucault as reference. The results of this research aim to corroborate the interdisciplinarity that enables the formulation of critical and reflective knowledge, as well as helping to overcome disciplinary fragmentation. It also considers that working from this perspective requires going beyond what is listed in the PCNS, enabling dynamic learning that is consistent with the reality to which each student is inserted.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectModelos 3DRpt_BR
dc.subjectInclusive rural educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subject3DR Modelspt_BR
dc.titleEducação do Campo: considerando a interdisciplinaridade nas ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeRural Education: considering the interdisciplinary nature sciencespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino que se encontra hierarquizado e fragmentado tem como objetivo atender a uma pequena parcela da sociedade, especialmente a classe dominante. Sob essa ótica, não valoriza os sujeitos enquanto construtores de suas histórias, sendo esse um dos temas centrais nos debates da Educação do Campo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é trazer contribuições acerca do papel da interdisciplinaridade na formação para o ensino das ciências da natureza no contexto da Educação do Campo. Para atender o referido objetivo, buscou-se observar as subjetividades dos sujeitos e a forma singular com que cada um porta-se ante a um estimulo ou processo. Os dados foram coletados por meio da análise do discurso de sujeitos que participaram do Estágio Supervisionado ocorrido na Escola Família Agrícola de Goiás - EFAGO, situada na região rural do Município de Goiás – GO, e tiveram como tarefa observar como a interdisciplinaridade ocorreu na prática com os alunos da referida unidade educacional. Para isso se solicitou a construção de um relatório e na análise dos textos construídos pelos participantes, adotou-se a análise do discurso de origem francesa e que tem por referência Michel Foucault. Os resultados desta pesquisa visam corroborar no que tange a interdisciplinaridade que possibilita a formulação de um saber crítico e reflexivo, bem como auxiliar na superação da fragmentação disciplinar. Também considera que trabalhar sob essa perspectiva exige ir além do relacionado nos PCNS, possibilitando uma aprendizagem dinâmica e coerente com a realidade a qual cada aluno está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.referee1Alves, Denise de Oliveira-
dc.contributor.referee1Silva, Vânia dos Santos-
dc.publisher.departmentRegional Cidade de Goiás (RCG)pt_BR
dc.publisher.courseEducação do Campo (RCG)pt_BR
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