Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTourinho, Irene Maria Fernandez Silva-
dc.creatorSilva Filho, Raimundo Martins da-
dc.date.accessioned2020-09-23T15:20:18Z-
dc.date.available2020-09-23T15:20:18Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationTOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Entre percalços e desejos: sobre a insurgência e possibilidades das pedagogias culturais. Textura, Canoas, v. 17, n. 34, p. 32-47, maio/ago. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2358-0801-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19076-
dc.description.abstractOrganized into three sections, this article presents, in the first part, a vision of the content that we discuss in this work. The second part starts a conversation about cultural pedagogies, highlighting its emphasis and guiding principles. In the next part, we use two images of the „comics‟ character Mafalda, created by the Argentine author Quino, to analyze issues that underlie the ways that cultural pedagogies offer. In the third and last part, with the contribution of another comics image of Mafalda, we interweave fragments of cultural pedagogies, focusing the presence/absence of subject, identity, power, otherness, experience, transformation, sensibility and listening.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogias culturaispt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectCultural pedagogiespt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleEntre percalços e desejos: sobre a insurgência e possibilidades das pedagogias culturaispt_BR
dc.title.alternativeBetween difficulties and wishes: insurgency and possibilities of cultural pedagogiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOrganizado em três sessões, este artigo apresenta, na primeira parte, uma visão do conteúdo que trataremos no decorrer do trabalho. A segunda parte dá início a uma conversa sobre pedagogias culturais, destacando suas ênfases e princípios orientadores. Na parte seguinte, utilizamos duas imagens da personagem Mafalda, do autor argentino Quino, para discutir aspectos que fundamentam os caminhos que as pedagogias culturais propõem. Na última e terceira parte, com a contribuição de mais uma imagem das histórias em quadrinhos que Mafalda protagoniza, entrelaçamos fragmentos de abordagens das pedagogias culturais, ressaltando a presença\ausência de sujeitos, identidades, poder, alteridade, experiência, transformação, sensibilidade e escuta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Irene Maria Fernandez Silva Tourinho - 2015.pdf384,38 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons