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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Luciana Borre-
dc.creatorSilva Filho, Raimundo Martins da-
dc.date.accessioned2020-09-28T15:57:56Z-
dc.date.available2020-09-28T15:57:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNUNES, Luciana Borges; MARTINS, Raimundo. Esse é o jeito rebelde de ser: produzindo masculinidades nas salas de aula. Revista Digital do LAV, Canoas, n. 8, p. 1-21, 2012.pt_BR
dc.identifier.issne- 1983-7348-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19099-
dc.description.abstractThe text presents partial results of an investigation being developed in the Graduate Program in Art and Visual Culture in the School of Visual Arts at the Federal University of Goiás (Brazil). The data has been collected in a public school in Goiânia, Goiás, with students from the 3rd year of Elementary School, and the study has its focus on the constitution of masculinities through a visual artifact: the soap opera “Rebeldes”. Qualitatively oriented, the investigation‟s theoretical referential underlies a poststructuralist perspective delineated by an ethnographic approach that uses interviews, field diary, focus groups and photographs as empirical material. The text discusses how the soap opera normative discourses influence students‟ behaviors, social relations and pedagogical practices in school contributing for the production of masculinities.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectSalas de aulapt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectVisual culturept_BR
dc.subjectClasses roompt_BR
dc.titleEsse é o jeito rebelde de ser: produzindo masculinidades nas salas de aulapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (Brasil). Os dados estão sendo coletados em uma escola da rede pública de Goiânia, Goiás, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como foco discutir e analisar a constituição de masculinidades através do artefato visual: novela Rebeldes. A perspectiva pós-estruturalista embasa os referenciais teóricos da pesquisa. A investigação, de orientação qualitativa, se caracteriza como estudo do tipo etnográfico sendo utilizadas entrevistas, diário de campo, grupos focais e fotografias como material empírico. O texto discute como os discursos normativos da novela influenciam os comportamentos dos estudantes e seus relacionamentos sociais e como as práticas pedagógicas contribuem para a produção de masculinidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.5902/198373484068-
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)pt_BR
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