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dc.creatorSilva Filho, Raimundo Martins da-
dc.date.accessioned2020-09-28T15:58:34Z-
dc.date.available2020-09-28T15:58:34Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Raimundo. Rumos e rotas da imagem e da arte na educação. Instrumento: revista em estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 285-291, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-5499-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19100-
dc.description.abstractBased on an educational perspective this article approaches art and image as cultural matrix emphasizing itsdiverse forms to produce and mediate values and meanings.It analyzes visual experience and its repertoires articulating them as fluxes and transits between objective and subjective knowledge. The text examines pedagogical work with visual artifacts as condition for students and teachers to participate and interact in spaces of diversity and difference. The concept of interpretation is discussed as political and cultural agency that attends to the epistemological and methodological renovation that visual culture proposes to achieve.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVisual culturept_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectPedagogical workpt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.titleRumos e rotas da imagem e da arte na educaçãopt_BR
dc.title.alternativePathways and routes of image and art in educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA partir de uma visão educacional, este artigo aborda arte e imagem como matrizes de cultura, destacando suas diversificadas formas de produzir e mediar valores e significados. Analisa a experiência visual e seus repertórios articulando-os como fluxos e trânsitos entre conhecimento objetivo e subjetivo. Examina o trabalho pedagógico com artefatos visuais como condição para que professores e alunos participem e interajam em espaços de diversidade e diferença. Discute o conceito de interpretação como agenciamento político e cultural que responde à renovação epistemológica e metodológica que a cultura visual se propõe a realizar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)pt_BR
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