Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19249
Tipo do documento: TCC
Título: Influência da informação do custo total na aquisição de motocicletas
Autor: Martins, Eduardo Barbosa
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Primeiro membro da banca: Silva, Júlio Orestes da
Soares, Juliano Lima
Freire, Mac Daves de Moraes
Resumo: Com a alavancagem do mercado automobilístico no Brasil na década de 90, impulsionado pelo Plano Real, o setor automobilístico cresceu exponencialmente, sobretudo o mercado de motocicletas, chegando a prosperar crescimentos de 25% a.a.. Atualmente responsável por mais de 26 milhões de motos em circulação no país no ano de 2017. Neste cenário, torna-se fundamental para as montadores e concessionárias entender o que leva o consumidor a optar por um modelo em detrimento a outro. Buscando entender quais são estes fatores, este trabalho teve como objetivo verificar a influência do Custo Total para o Consumidor no processo decisório de aquisição de uma motocicleta. Foi elaborado um experimento onde foi possível estimar os custos necessários à utilização de uma motocicleta no período de 5 anos, e aplicado para 230 alunos da Universidade Federal de Goiás, sendo uma parcela pertencente ao grupo de controle (sem informação do custo total) e a outra ao grupo experimental (com informação do custo total). Para análise dos dados foi adotada a regressão logística multinomial, que permitiu identificar que os respondentes que não possuem informações sobre o custo total tendem a fazer escolhas diferentes dos que possuem. Conclui-se que os dois grupos tendem a fazer escolhas pelo maior custo-benefício colocando a BIZ à frente das concorrentes neste aspecto e sendo a mais escolhida pelo público entrevistado.
Palavras-chave: Mercado de motocicletas
Custo total do consumidor
Decisão de compra
Custo-benefício
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: MARTINS, Eduardo Barbosa. Influência da informação do custo total na aquisição de motocicletas. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19249
Data de publicação: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Eduardo Barbosa Martins - 2018.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons