Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19252
Tipo do documento: TCC
Título: Análise da influência da experiência e do desempenho sobre a decisão de adquirir novamente
Autor: Bueno, Juliete Domingos Rosa
Primeiro orientador: Pimenta, Daiana Paula
Primeiro membro da banca: Pimenta, Daiana Paula
Rodrigues, Fernanda Fernandes
Cunha, Moisés Ferreira da
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da experiência e do desempenho da empresa em aquisições anteriores sobre a decisão de empresas brasileiras de capital aberto, excluindo as do setor financeiro, realizarem uma nova aquisição, delimitando-se ao período de 1996-2016. A amostra de estudo, conta com as operações classificadas como fusão ou aquisição de participação prevalecente anunciados e concluídos no período compreendido entre janeiro de 1996 e dezembro de 2016. O método utilizado para análise foi o modelo de regressão Poisson, com efeitos fixos e controle do tempo, utilizando dados em painel. Todos os modelos foram estimados robustos à heterocedasticidade e à autocorrelação. Os resultados encontrados foram que quanto maior a experiência em aquisições anteriores de uma empresa, maior a probabilidade de esta realizar uma nova aquisição. Ao se empregar o Q de Tobin como medida de desempenho, percebeu-se que as empresas com maior desempenho têm sua frequência de aquisições aumentada. Por fim, interagiu-se a experiência em aquisições e o Q de Tobin, e os resultados sugeriram que o efeito positivo da experiência sobre a probabilidade de fazer futuras aquisições foi reforçado nos níveis mais elevados de desempenho da empresa.
Palavras-chave: Aquisições
Aprendizagem comportamental
Experiência em aquisições
Desempenho da empresa
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: BUENO, Juliete Domingos Rosa. Análise da influência da experiência e do desempenho sobre a decisão de adquirir novamente. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19252
Data de publicação: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Juliete Domingos Rosa Bueno - 2018.pdf870,47 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons