Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19438
Tipo do documento: TCC
Título: Análise de indicadores de instituições financeiras bancárias aderentes ao programa especial de regularização tributária federal
Autor: Oliveira, Gabriel Lima de
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Soares, Juliano Lima
Pereira, Ednei Morais
Resumo: Os programas de parcelamentos de débitos fiscais, conhecidos como Refis, são destinados a promover a regularização de créditos do governo por meio da negociação de dívidas dos contribuintes perante a União. A pesquisa visa contribuir na discussão do “uso indevido” dos parcelamentos, visto que estudos indicam que um número elevado de empresas se financiam com recursos do governo com os referidos parcelamentos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar os possíveis impactos da adesão de parcelamentos em indicadores de estrutura de capital, rentabilidade e liquidez. A pesquisa caracteriza-se como descritiva ao comparar o comportamento das médias dos indicadores de bancos aderentes ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), com as médias dos mesmos indicadores do setor, nos anos de 2015 a 2019. Os principais resultados sugerem que os bancos aderentes se mostraram mais independentes de capitais de terceiros, nota-se também a efetividade do programa no crescimento dos indicadores de rentabilidade e os menores índices de liquidez das aderentes quando comparadas aos índices do setor. O estudo se limita ao PERT e as instituições financeiras bancárias que possuem negociação na B3. Sugere-se como pesquisa futura a inclusão de mais indicadores e a abordagem de mais programas de parcelamento, o que permite analisar os casos de reparcelamento das dívidas tributárias.
Palavras-chave: Refis
Pert
Independência financeira
Rentabilidade
Liquidez
Bancos
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Gabriel Lima de. Análise de indicadores de instituições financeiras bancárias aderentes ao programa especial de regularização tributária federal. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19438
Data de publicação: 22-Dez-2020
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Gabriel Lima de Oliveira.pdf629,64 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.