Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19608
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Rafael Guarato dos | - |
dc.creator | Araujo, Brenda Valentim | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T14:18:41Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T14:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
dc.identifier.citation | VALENTIM, Brenda. Dança do salão à cena: uma análise sobre mercados e economias na prática profissional das danças de salão no Brasil contemporâneo. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19608 | - |
dc.description.abstract | This study is dedicated to understanding the possibilities of working and surviving dance, specifically the doings related to ballroom dances in its organization as a scenic product. For this, I give a brief summary of the historical trajectory of ballroom dancing to demonstrate how over time, this way of dancing has served the interests of socializing different social segments, but with predominance of the upper and middle classes of society, having as its guiding axis of its existence, sociability among people. However, from the second half of the 20th century, this form of dance began to offer a series of services and dance products to various social segments, among them, the dances and events. Because we understand specific ballroom dance events as the initial stage of pretending to do dance for artistic purposes, we will analyze such events to understand the motives and interests behind it. In addition, we will investigate new ways of doing and thinking ballroom dancing aimed at the scene, as well as the implications of this in their specific markets. The nature of the research is applied, the approach is qualitative, and the technical procedures used were case studies, with semi-structured interviews and bibliographic referential review. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dança de salão | pt_BR |
dc.subject | Campo artístico | pt_BR |
dc.subject | Eventos de dança | pt_BR |
dc.subject | Dança cênica | pt_BR |
dc.title | Dança do salão à cena: uma análise sobre mercados e economias na prática profissional das danças de salão no Brasil contemporâneo | pt_BR |
dc.title.alternative | Dance from the hall to the stage: an analysis of markets and economies in professional practice of ballroom dances in contemporary Brazil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se dedica a entender as possibilidades de trabalhar e sobreviver de dança, especificamente dos fazeres relacionados às danças de salão em sua organização como produto cênico. Para isso, realizo um breve resumo sobre a trajetória histórica da dança de salão a fim de demonstrar como ao longo do tempo, esse modo de dançar serviu aos interesses da socialização de diferentes segmentos sociais, mas com predominância das classes altas e médias da sociedade, tendo como eixo norteador de sua existência, a sociabilidade entre pessoas. Entretanto, a partir da segunda metade do século XX, essa forma de dançar passou a oferecer uma série de serviços e produtos em dança para diversos segmentos sociais, dentre eles, os bailes e eventos. Por compreendermos os eventos específicos de dança de salão como o estágio inicial da pretensão de fazer dança com finalidades artísticas, analisaremos tais eventos para entendermos os motivos e interesses por trás disso. Ademais, vamos investigar novas formas de fazer e pensar a dança de salão voltadas para a cena, bem como as implicações disso em seus mercados específicos. A natureza da pesquisa é aplicada, a abordagem é qualitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas e revisão de referencial bibliográfico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFG | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Rafael Guarato dos | - |
dc.contributor.referee1 | Krischke, Ana Maria Alonso | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Joyce de Matos | - |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG) | pt_BR |
dc.publisher.course | Dança (RG) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - Dança - Brenda Valentim Araujo - 2021 .pdf | 658,79 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons