Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Duarte, Milcinele da Conceição | - |
dc.creator | Galvão, Vânia Cristina Casseb | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T13:30:33Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T13:30:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-06 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Milcinele da Conceição; CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina. Funcionalismo e ensino: bases teórico-metodológicas para uma sequência didática. Temporis[Ação], Cidade de Goiás, v. 14, n. 1,p. 69-91, jan./jun. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-5516 | - |
dc.identifier.issn | e- 1518-6229 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19753 | - |
dc.description.abstract | We discussed this work the productive relationship between the functionalist theory of language and the theory of discursive genres, seeking to demonstrate their applicability and their contribution to effective education of Portuguese Language (LP), taking into account the real objectives proposed in the PCNs (1998 and 2000). The functional principles presented in Halliday (1973), Dik (1989), discussed in Neves (2010 and 2013) and Casseb- Galvão (2006 and 2011), among others, theoretically underlie this work and are consistent with the proposals of Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) and Kuhn and Flowers (2008), and constitute the theoretical-methodological bases of a didactic sequence (SD), proposed in (Duarte, in preparation). This discussion ends with the proposal of a didactic sequence to assist the teacher in understanding the productive theory and practice relationship and provides subsidies for language teaching that consider the social interaction and the field of reading and writing practices in different modalities and different situational contexts of communication. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Functionalism | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Genres textual-discursive | pt_BR |
dc.subject | Methodological proposals | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo | pt_BR |
dc.subject | Propostas metodológicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivo-textuais | pt_BR |
dc.title | Funcionalismo e ensino: bases teórico-metodológicas para uma sequência didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Functionalism and education: theoretical-methodological bases for a sequence teaching | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Discutimos neste trabalho a relação profícua entre a teoria funcionalista de linguagem e a teoria dos gêneros discursivo-textuais, visando demonstrar a sua aplicabilidade e a sua contribuição para um ensino de Língua Portuguesa (LP) eficaz, atendendo aos reais objetivos propostos nos PCNs (1998 e 2000). Os princípios funcionais apresentados em Halliday (1973), Dik (1989), discutidos em Neves (2010 e 2013) e Casseb- Galvão (2006 e 2011), entre outros, embasam teoricamente este trabalho e se coadunam com as propostas de Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) e Kuhn e Flores (2008), e constituem as bases teórico-metodológicas de uma sequência didática (SD), proposta em (Duarte, em preparação)3. Essa discussão culmina com a proposta de uma sequência didática que auxilie o professor na compreensão da relação produtiva teoria e a prática, além de fornecer subsídios para um ensino de língua que considere a interação social e o domínio das práticas de leituras e escritas em diferentes modalidades e diferentes contextos situacionais de comunicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras - FL (RG) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Milcinele da Conceição Duarte - 2014.pdf | 417,47 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons