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dc.creatorDuarte, Milcinele da Conceição-
dc.creatorGalvão, Vânia Cristina Casseb-
dc.date.accessioned2021-08-12T13:30:33Z-
dc.date.available2021-08-12T13:30:33Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationDUARTE, Milcinele da Conceição; CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina. Funcionalismo e ensino: bases teórico-metodológicas para uma sequência didática. Temporis[Ação], Cidade de Goiás, v. 14, n. 1,p. 69-91, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5516-
dc.identifier.issne- 1518-6229-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19753-
dc.description.abstractWe discussed this work the productive relationship between the functionalist theory of language and the theory of discursive genres, seeking to demonstrate their applicability and their contribution to effective education of Portuguese Language (LP), taking into account the real objectives proposed in the PCNs (1998 and 2000). The functional principles presented in Halliday (1973), Dik (1989), discussed in Neves (2010 and 2013) and Casseb- Galvão (2006 and 2011), among others, theoretically underlie this work and are consistent with the proposals of Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) and Kuhn and Flowers (2008), and constitute the theoretical-methodological bases of a didactic sequence (SD), proposed in (Duarte, in preparation). This discussion ends with the proposal of a didactic sequence to assist the teacher in understanding the productive theory and practice relationship and provides subsidies for language teaching that consider the social interaction and the field of reading and writing practices in different modalities and different situational contexts of communication.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFunctionalismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGenres textual-discursivept_BR
dc.subjectMethodological proposalspt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectPropostas metodológicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGêneros discursivo-textuaispt_BR
dc.titleFuncionalismo e ensino: bases teórico-metodológicas para uma sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeFunctionalism and education: theoretical-methodological bases for a sequence teachingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDiscutimos neste trabalho a relação profícua entre a teoria funcionalista de linguagem e a teoria dos gêneros discursivo-textuais, visando demonstrar a sua aplicabilidade e a sua contribuição para um ensino de Língua Portuguesa (LP) eficaz, atendendo aos reais objetivos propostos nos PCNs (1998 e 2000). Os princípios funcionais apresentados em Halliday (1973), Dik (1989), discutidos em Neves (2010 e 2013) e Casseb- Galvão (2006 e 2011), entre outros, embasam teoricamente este trabalho e se coadunam com as propostas de Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) e Kuhn e Flores (2008), e constituem as bases teórico-metodológicas de uma sequência didática (SD), proposta em (Duarte, em preparação)3. Essa discussão culmina com a proposta de uma sequência didática que auxilie o professor na compreensão da relação produtiva teoria e a prática, além de fornecer subsídios para um ensino de língua que considere a interação social e o domínio das práticas de leituras e escritas em diferentes modalidades e diferentes contextos situacionais de comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)pt_BR
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