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dc.creatorBertoque, Lennie Aryete Dias Pereira-
dc.creatorGalvão, Vânia Cristina Casseb-
dc.date.accessioned2021-08-12T13:34:32Z-
dc.date.available2021-08-12T13:34:32Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationBERTOQUE, Lennie Aryete Dias Pereira; CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina. Construções de voz em títulos de notícias e em manchetes: contribuição para o ensino. Polifonia, Cuiabá, v. 17, n. 21, p. 89-124, jul./dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19755-
dc.description.abstractThis paper aims to contribute to the teaching of Portuguese in high school with an analysis of voice constructions in news titles and newspapers headlines from a functionalist perspective of language. From Bertoque (2010), it focuses on the organization and functionality of these constructions. It is observed that even with the prevalence of active construction, as suggested by the manuals of journalistic writing, other constructions has proved effective to achieve particular communicative purposes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectDiscurso jornalísticopt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectJournalistic discoursept_BR
dc.subjectFunctionalismpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleConstruções de voz em títulos de notícias e em manchetes: contribuição para o ensinopt_BR
dc.title.alternativeCostructios of voicei titles of news and in headlies: a cotribution for teachingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende contribuir para o ensino de língua portuguesa no nível médio com uma análise funcionalista de construções de voz em títulos de notícias e em manchetes de jornais. A partir do trabalho de Bertoque (2010), enfocam-se a organização e a funcionalidade dessas construções. Observa-se que, mesmo com a predominância da construção ativa, como sugerem os manuais de redação jornalística, outras construções se mostraram eficientes para atingir determinados propósitos comunicativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)pt_BR
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