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dc.creatorNascimento, André Marques do-
dc.date.accessioned2021-08-18T13:55:24Z-
dc.date.available2021-08-18T13:55:24Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, André Marques do. Desafios à elaboração curricular para a educação escolar indígena: reflexões e alternativas de enfrentamento dos povos Karajá Xambioá e Guarani. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 95-145, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.identifier.issne- 1982-6524-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19788-
dc.description.abstractPedagogical and epistemological experiences developed in the undergraduate course of Licenciatura Intercultural at Universidade Federal de Goiás have contributed to the unveiling of important aspects concerning indigenous school education inserted in contemporary intercultural relations in which Brazilian Indigenous people interact and increasingly become their protagonists. However, many are still the challenges faced in achieving the so acclaimed especific, differentiated and consistent with the Indigenous peoples’ life projects and sustainability school education, a constitutionally guaranteed right in Brazil. Concerning specifically to the pedagogical management, curriculum development and implementation certainly is one of the main dimensions of these challenges. Thus, this paper proposes a presentation of the foundations for the construction of curriculum matrices form the experiences developed during Karajá Xambioá and Guarani’s teacher trainning, highlighting the contextual dimension of local knowledge form an intercultural and transdisciplinary perspective.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous school educationpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTerra indígena Karajá Xambioápt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectKarajá Xambioá indigenous landpt_BR
dc.titleDesafios à elaboração curricular para a educação escolar indígena: reflexões e alternativas de enfrentamento dos povos Karajá Xambioá e Guaranipt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs experiências pedagógicas e epistemológicas implementadas no curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Goiás têm colaborado sobremaneira com o desvelamento de aspectos importantes concernentes à educação escolar indígena inserida na contemporaneidade das relações interculturais em que os povos indígenas brasileiros interatuam e, cada vez mais, tornam-se seus protagonistas. Muitos, no entanto, ainda são os desafios enfrentados na consecução da tão aclamada educação escolar específica, diferenciada e em coerência com os projetos de vida e de sustentabilidades dos povos indígenas, direito garantido constitucionalmente no Brasil. No que concerne precisamente à gestão pedagógica da educação escolar, a elaboração e a implementação do currículo é, sem dúvida, uma das principais dimensões destes desafios. Neste contexto, propõe-se neste trabalho a apresentação das bases para a construção das matrizes curriculares a partir da experiência de Estágio Pedagógico de professores indígenas karajá xambioá e guarani, destacando-se a dimensão contextual dos conhecimentos locais desde uma perspectiva intercultural e transdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.22456/1982-6524.36105-
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)pt_BR
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