Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20433
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação do professor na Universidade Federal Rural da Amazônia: contribuições da disciplina de Libras
Título(s) alternativo(s): Teacher training at the Universidade Federal Rural da Amazônia: contributions from the subject of Libras
Autor: Silva, Leila Cristina Silva da Silva
Faria, Juliana Guimarães
Duarte, Soraya Bianca Reis
Resumo: Este trabalho trata de um mapeamento da implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com o objetivo de investigar como ocorre a oferta da disciplina nos cursos de Licenciatura dessa instituição. Na perspectiva de refletir sobre a disciplina de Libras e sua contribuição para a formação do professor, são analisadas as ementas da disciplina, as cargas horárias e as referências presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFRA. O levantamento dos dados foi realizado mediante buscas no site oficial da instituição. Os resultados apontam que os cursos de Licenciatura ofertam a disciplina de Libras como obrigatória e com carga horária ampliada em relação aos cursos de bacharelado, que ofertam a disciplina de forma eletiva e com carga horária menor. Apontam, ainda, que não há variação significativa de conteúdos das ementas entre os cursos de licenciatura e bacharelado, desconsiderando-se as especificidades de cada um deles.
Abstract: This work is a mapping of the implementation of the subject of Brazilian Sign Language (Libras) at the Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), with the aim of investigating how the subject is offered in the undergraduate teacher training courses of that institution. Aiming to reflect on the subject of Libras and its contribution to the training of the teacher, we analyzed the syllabus, the workload, and the references present in the Pedagogical Projects of the undergraduate courses at the UFRA. Data collection was done by searching the institution's official website. The results show that the undergraduate courses offer the subject of Libras as mandatory and with extended workload in relation to the bachelor's courses, which offer the subject as elective and with a smaller workload. However, research has shown that there is no significant variation in syllabus content between bachelor’s and teacher training courses, except for the specificities of each.
Palavras-chave: Libras
Disciplina
Licenciatura
Formação do professor
Libras
Teacher training
Subject
Undergraduate
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Leila Cristina Silva da; FARIA, Juliana Guimarães; DUARTE, Soraya Bianca Reis. Formação do professor na Universidade Federal Rural da Amazônia: contribuições da disciplina de Libras. Sinalizar, Goiânia, v. 5, e65952, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/65952.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v5.65952
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/rs.v5.65952
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20433
Data de publicação: 12-Nov-2020
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Leila Cristina Silva da Silva - 2020.pdf699,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons