Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20441
Tipo do documento: Artigo
Título: Revisão sistemática da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura no Brasil
Título(s) alternativo(s): Systematic review of Libras subject in teacher education courses in Brazil
Revisión sistemática de la asignatura de Libras en cursos de formación de docentes en Brasil
Autor: Silva, Leila Cristina Silva da
Faria, Juliana Guimarães
Duarte, Soraya Bianca Reis
Resumo: O presente artigo trata de uma revisão sistemática da li teratura com o objetivo de identificar o estado da arte sobre a dis ciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de licen ciatura no Brasil. A pesquisa resultou da análise de oito trabalhos obtidos nas seguintes bases: Scientific Eletronic Library Online (Scie lo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supe rior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram coletados, sistematizados e analisados no período entre janeiro e maio de 2020 e abrangeram a cronologia de publicação entre 2008 a 2019. Os resultados apontam que a disciplina de Libras, tornada disciplina curricular obrigatória nos cursos superiores de formação de professores pelo Decreto nº5.626/2005, tem se tornado relevante na formação e, sobretudo, na reformulação dos saberes docente.
Abstract: This article deals with a systematic review of the litera ture in order to identify the state of the art on the Brazilian Sign Language (Libras) subject in graduate courses in Brazil. The resear ch resulted from the analysis of eight products obtained from the following bases: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Coordina tion for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The data were collected, systematized and analyzed in the period between January and May 2020 and covered the publication chro nology between 2008 to 2019. The results indicate that the Libras subject, made mandatory curricular subject in higher education courses for teachers by Decree nº 5.626 / 2005, has become re levant in training and, above all, in the reformulation of teaching knowledge.
Este artículo trata de una revisión sistemática de la lite ratura con el fin de identificar el estado del arte en la asignatura de la Lengua de Signos Brasileña (Libras) en cursos de grado en Brasil. La investigación resultó del análisis de ocho productos ob tenidos de las siguientes bases: Biblioteca Científica Electrónica en Línea (Scielo), Coordinación para el Perfeccionamiento del Perso nal de Educación Superior (Capes) y Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Los datos fueron recolectados, siste matizados y analizados en el período comprendido entre enero y mayo de 2020 y cubrió la cronologia de la publicación entre 2008 y 2019. Los resultados indican que la asignatura Libras, convertida en asignatura curricular obligatoria en los cursos de educación superior para docentes por el Decreto nº 5.626 / 2005, ha cobrado relevancia en la formación y, sobre todo, en la reformulación del saber docente.
Palavras-chave: Libras
Disciplina
Licenciatura
Libras
Subject
Teacher education courses
Asignatura
Formación de docentes
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Leila Cristina Silva da; FARIA, Juliana Guimarães; DUARTE, Soraya Bianca Reis. Revisão sistemática da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura no Brasil. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, e65230, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65230.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v20.65230
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/revufg.v20.65230
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20441
Data de publicação: 27-Out-2020
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Leila Cristina Silva da Silva - 2020.pdf310,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons