Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20685
Tipo do documento: TCC
Título: Processo de ensino e aprendizagem nas escolas multisseriadas em comunidades quilombolas no estado do Tocantins
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning process in multigrade schools in quilombola communities in the state of Tocantins
Autor: Silva, Adélia Barbosa Ferreira da
Primeiro orientador: Pietrafesa, José Paulo
Primeiro membro da banca: Pietrafesa, José Paulo
Araújo, Denise Silva
Resumo: O presente trabalho tem como tema Educação do campo dos anos iniciais e os impactos das classes multisseriadas no processo de ensino e aprendizagem em uma comunidade quilombola no sudeste do estado do Tocantins. Abordou-se o problema da ausência de políticas públicas educacionais voltadas para a educação rural e do campo dos anos iniciais, tendo como base a influência das classes multisseriadas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes que habitam em espaços rurais quilombolas e o fechamento dessas escolas rurais multisseriadas no município de Porto Alegre do Tocantins. A pesquisa foi de caráter qualitativo, tendo como base levantamento bibliográfico, elaboração de fichas de leituras e sínteses. O estudo possibilitou uma visão ampliada da falta de compromisso para com a educação do campo com classes multisseriada, por parte dos governantes.
Abstract: The present work has as its theme Field education in the early years and the impacts of multigrade classes in the teaching and learning process in a quilombola community in the southeast of the state of Tocantins. The problem of the absence of public educational policies aimed at rural and rural education in the early years was addressed, based on the influence of multigrade classes in the teaching and learning process of students who live in quilombola rural spaces and the closing of these schools. multigrade rural areas in the city of Porto Alegre do Tocantins. The research was qualitative in nature, based on a bibliographic survey, preparation of reading sheets and syntheses. The study provided an expanded view of the government's lack of commitment to rural education with multigrade classes.
Palavras-chave: Educação do campo
Classes multisseriadas
Comunidade quilombola
Porto Alegre do Tocantins
Rural education
Multigrade classes
Quilombola community
Porto Alegre do Tocantins
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: SILVA, Adélia Barbosa Ferreira da. Processo de ensino e aprendizagem nas escolas multisseriadas em comunidades quilombolas no estado do Tocantins. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20685
Data de publicação: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Adélia Barbosa Ferreira da Silva - 2022.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.