Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20685
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Processo de ensino e aprendizagem nas escolas multisseriadas em comunidades quilombolas no estado do Tocantins |
Título(s) alternativo(s): | Teaching and learning process in multigrade schools in quilombola communities in the state of Tocantins |
Autor: | Silva, Adélia Barbosa Ferreira da |
Primeiro orientador: | Pietrafesa, José Paulo |
Primeiro membro da banca: | Pietrafesa, José Paulo Araújo, Denise Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema Educação do campo dos anos iniciais e os impactos das classes multisseriadas no processo de ensino e aprendizagem em uma comunidade quilombola no sudeste do estado do Tocantins. Abordou-se o problema da ausência de políticas públicas educacionais voltadas para a educação rural e do campo dos anos iniciais, tendo como base a influência das classes multisseriadas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes que habitam em espaços rurais quilombolas e o fechamento dessas escolas rurais multisseriadas no município de Porto Alegre do Tocantins. A pesquisa foi de caráter qualitativo, tendo como base levantamento bibliográfico, elaboração de fichas de leituras e sínteses. O estudo possibilitou uma visão ampliada da falta de compromisso para com a educação do campo com classes multisseriada, por parte dos governantes. |
Abstract: | The present work has as its theme Field education in the early years and the impacts of multigrade classes in the teaching and learning process in a quilombola community in the southeast of the state of Tocantins. The problem of the absence of public educational policies aimed at rural and rural education in the early years was addressed, based on the influence of multigrade classes in the teaching and learning process of students who live in quilombola rural spaces and the closing of these schools. multigrade rural areas in the city of Porto Alegre do Tocantins. The research was qualitative in nature, based on a bibliographic survey, preparation of reading sheets and syntheses. The study provided an expanded view of the government's lack of commitment to rural education with multigrade classes. |
Palavras-chave: | Educação do campo Classes multisseriadas Comunidade quilombola Porto Alegre do Tocantins Rural education Multigrade classes Quilombola community Porto Alegre do Tocantins |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - FE (RG) |
Nome do curso: | Pedagogia (RG) |
Citação: | SILVA, Adélia Barbosa Ferreira da. Processo de ensino e aprendizagem nas escolas multisseriadas em comunidades quilombolas no estado do Tocantins. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20685 |
Data de publicação: | 1-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | FE - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - Pedagogia - Adélia Barbosa Ferreira da Silva - 2022.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.