Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Rubia-Mar Nunes-
dc.creatorAlmeida, Marcelo Paulino de-
dc.date.accessioned2022-06-15T12:41:03Z-
dc.date.available2022-06-15T12:41:03Z-
dc.date.issued2022-04-14-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcelo Paulino de. Os usos pedagógicos de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil:caminhos e possibilidades para a Educação Física. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20870-
dc.description.abstractThis study consists of a course conclusion work that problematized the pedagogical uses of games, toys and games, questioning the ways in which, in the schooling of small and very young children, School Physical Education has solved the dual function and role of the game, toy and play, which are celebrated either as a tool for teaching other knowledge and knowledge, or as content of body culture. The general objective of the study is to give rise to reflection and discussion about the appropriations that school physical education teachers have made of the theme games, toys and games. Methodologically, it is a bibliographic research that chose to approach the research problem from the perspective of researchers whose studies synthesize and deepen the knowledge about children's playful practices and their uses in Early Childhood Education, in particular, the elaborations of Kishimoto and Wajskop as well as authors from the field of physical education such as Eliana Ayub, Airton Negrine and Soares et all. At the end of the research, it is concluded that, although intensely appropriated by Physical Education teachers as a tool/resource for other purposes, it was also possible to identify the possibility of these education professionals choosing games and games as content of body culture.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos, brinquedos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectUsos pedagógicospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGames, toys and gamespt_BR
dc.subjectPedagogical usespt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleOs usos pedagógicos de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil: caminhos e possibilidades para a Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativePedagogical uses of games, toys and plays in child education: paths and possibilities for Physical Educationpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste estudo consiste em um trabalho de conclusão de curso que problematizou os usos pedagógicos de jogos, brinquedos e brincadeiras questionando os modos como, na escolarização de crianças pequenas e muito pequenas, a Educação Física Escolar tem resolvido a dupla função e papel do jogo, brinquedo e brincadeira, os quais são celebrados ora como ferramenta para ensino de outros saberes e conhecimentos ora como conteúdo da cultura corporal. O objetivo geral do estudo é ensejar a reflexão e discussão acerca das apropriações que os professores e professoras de educação física escolar tem feito do tema jogos, brinquedos e brincadeiras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que optou por abordar o problema de pesquisa pela ótica de pesquisadores (as) cujos estudos sintetizam e aprofundam o conhecimento sobre as práticas lúdicas infantis e seus usos na Educação Infantil, em particular, as elaborações de Kishimoto e Wajskop bem como autores do campo da educação física tais como Eliana Ayub, Airton Negrine e Soares et all. Ao final da pesquisa, conclui-se que, embora intensamente apropriados pelos professores e professoras de Educação Física como ferramenta/recurso para outros fins, também foi possível identificar a possibilidade destes profissionais da educação elegerem jogos e brincadeiras como conteúdo da cultura corporal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Rubia-Mar Nunes-
dc.contributor.referee1Zanotto, Luana-
dc.contributor.referee1Moura, Sérgio de Almeida-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)pt_BR
dc.publisher.courseEducação Física (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Marcelo Paulino de Almeida - 2022.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons