Engenharia de software na saúde digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cegraf UFG

Resumo

Descrição

Prezado(a) Participante, Seja bem-vindo(a) ao Microcurso Engenharia de Software na Saúde Digital! A Saúde Digital depende, em boa parte, do emprego de sistemas de software ou, como também são chamados, de programas de computador. O desenvolvimento desses programas é fruto do emprego da Engenharia de Software. Naturalmente, neste Microcurso, não há espaço para cobrir com certa amplitude a Engenharia de Software, nem tampouco a intenção é formar profissionais para desenvolvimento de software. Essa área do conhecimento é abordada, neste Microcurso, da perspectiva de profissionais da área da saúde, ressaltando aspectos relevantes para que possam contribuir com iniciativas que envolvam a produção de software no contexto da saúde. Um resultado natural é o “desconforto” causado pelo uso de termos de um vocabulário desconhecido pelos profissionais da área da saúde. Mais difícil ainda é quando termos são empregados com conotações diferentes, como é o caso de “protocolo”, que possui um uso na saúde distinto daquele da Engenharia de Software. Enfim, a intenção é que profissionais e gestores da saúde sintam-se confortáveis com alguns tópicos úteis à transformação digital da saúde, em particular, no contexto da Estratégia de Saúde Digital do Brasil 2020-2028. Bom estudo!!!

Palavras-chave

Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás, Telemedicina, Gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúde, Software

Citação

LUCENA, Fábio Nogueira de (org.) et al. Engenharia de software na saúde digital. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. E-book (51 p.). ISBN 978-85-495-0512-5. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20878. Acesso em: 21 jun. 2022.