Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21312
Tipo do documento: Artigo
Título: Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson
Título(s) alternativo(s): On isolated bodies in the image: the mise en scène in There will be blood (2007), By Paul Thomas Anderson
Autor: Rabelo, Thiago da Silva
Borges, Rosana Maria Ribeiro
Resumo: O artigo possui como temática o estilo no cinema independente norte-americano. O objetivo é investigar elementos de mise en scène presentes no filme Sangue negro (2007), dirigido por Paul Thomas Anderson, associando-os às funções do estilo cinematográfico descritas por Bordwell (2008). De abordagem qualitativa e utilizando como método a análise fílmica, a pesquisa foi delineada com base em três momentos do longametragem, escolhidos a partir do interesse em estudar como Anderson conduz o posicionamento e o movimento dos atores dentro do quadro. Como resultado, observou-se que o cineasta, a partir de um constante interesse pelos aspectos mínimos da imagem bidimensional, aposta num recorrente jogo de velar e desvelar em que não apenas corpos e rostos são ocultados e assumidos, mas também representações subjetivas importantes para uma compreensão ampla da narrativa.
Abstract: The article aims to investigate elements of mise en scène present in There will be blood (2007), directed by Paul Thomas Anderson, associating them with the functions of film style described by Bordwell (2008). From a qualitative approach and using film analysis as a method, the research was based on three moments of the movie, chosen from our interest in studying how Anderson leads the positioning and movement of actors within the frame. As a result, we observe that the filmmaker, based on a constant interest in the minimum aspects of the twodimensional image, bets on a recurring game of watching and unveiling in which not only bodies and faces are concealed and assumed but also important subjective representations that act towards a better understanding of the narrative.
Palavras-chave: Cinema
Mise en scène
Sangue negro
Estilo
Paul Thomas Anderson
Cinema
Mise en scène
There Will Be Blood
Film Style
Paul Thomas Anderson
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: RABELO,Thiago da Silva; BORGES, Rosana Maria Ribeiro. Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson. Intexto, Porto Alegre, n. 50, p. 178-198, set./dez. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.23-43
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.23-43
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21312
Data de publicação: Dez-2020
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thiago da Silva Rabelo - 2020.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons