Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Helen Betane Ferreira-
dc.creatorRees, Dilys Karen-
dc.date.accessioned2022-11-22T14:33:17Z-
dc.date.available2022-11-22T14:33:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFERREIRA, Helen Betane; REES, Dilys Karen. Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, Brasília, DF, ano 14, n. 2, p. 15-38, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402. Acesso em: 17 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.issne- 2237-0951-
dc.identifier.issn1677-9770-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21625-
dc.description.abstractThis article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980). Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIterculturalidadept_BR
dc.subjectMacro e microculturaspt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectIntercultural dialoguept_BR
dc.subjectMacro and microculturespt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleConflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeMacroculture conflicts and the English language classroompt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402-
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Helen Betane Ferreira Pereira - 2015.pdf241,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons