Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21625
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
Título(s) alternativo(s): | Macroculture conflicts and the English language classroom |
Autor: | Pereira, Helen Betane Ferreira Rees, Dilys Karen |
Resumo: | O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. |
Abstract: | This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980). Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. |
Palavras-chave: | Iterculturalidade Macro e microculturas Etnografia Inglês Escola pública Intercultural dialogue Macro and microcultures Ethnography English Public school |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Citação: | FERREIRA, Helen Betane; REES, Dilys Karen. Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, Brasília, DF, ano 14, n. 2, p. 15-38, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402. Acesso em: 17 nov. 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402 |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21625 |
Data de publicação: | 2015 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Helen Betane Ferreira Pereira - 2015.pdf | 241,65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons