Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21625
Tipo do documento: Artigo
Título: Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Macroculture conflicts and the English language classroom
Autor: Pereira, Helen Betane Ferreira
Rees, Dilys Karen
Resumo: O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos.
Abstract: This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980). Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom.
Palavras-chave: Iterculturalidade
Macro e microculturas
Etnografia
Inglês
Escola pública
Intercultural dialogue
Macro and microcultures
Ethnography
English
Public school
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FERREIRA, Helen Betane; REES, Dilys Karen. Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, Brasília, DF, ano 14, n. 2, p. 15-38, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402. Acesso em: 17 nov. 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21625
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Helen Betane Ferreira Pereira - 2015.pdf241,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons