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dc.creatorKunh, Jaqueline-
dc.date.accessioned2013-05-03T20:42:30Z-
dc.date.available2013-05-03T20:42:30Z-
dc.date.issued2013-05-03-
dc.identifier.citationKUNH, Jaqueline. Nível de conhecimento dos docentes de contabilidade sobre as normas internacionais. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/311-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento dos docentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis (modalidade presencial) da Grande Goiânia acerca das normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e baseadas nas normas do International Accounting Standards Board (IASB). A população são todos os professores de cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) da Grande Goiânia. A amostra final foi composta de cinquenta e cinco professores, que corresponde a aproximadamente 46% dos questionários enviados aos respondentes. Em relação à metodologia, este estudo é classificado como descritivo em relação aos objetivos, utilizou-se como estratégia de pesquisa o levantamento e como técnica de coleta de dados o questionário. Para a análise dos resultados, dividiu-se os CPCs em três partes: Parte 1, Parte 2 e Parte 3. Também foram feitos dois tipos de testes paramétricos através do software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS): o Teste t para igualdade de médias entre amostras independentes e o Teste ANOVA para igualdade de médias. Os resultados mostraram que a média de conhecimento dos professores da Grande Goiânia para os CPCs da Parte 1 é de 6,54, da Parte 2 é 5,00, e da Parte 3 é 4,79. A média de conhecimento relativa a todos os CPCs usados na pesquisa é 5,46. Por meio do Teste t para igualdade de médias, inferiu-se que o sexo e a participação de cursos sobre IFRS são variáveis que diferenciam a média de conhecimento dos professores. Através do Teste ANOVA para igualdade de médias pela metodologia, concluiu-se que o tempo de magistério, as disciplinas ensinadas, as idades, a maior titulação, o tipo de IES em que o professor ministra aulas e as horas de participação em cursos sobre IFRS não são variáveis que diferenciam a média de conhecimento dos professores. Além disso, concluiu-se que o CPC 29, tratando-se de todos os CPCs envolvidos na pesquisa, é o que os professores mais desconhecem. Finalmente, em uma escala de 0 a 10, os respondentes têm conhecimento médio de 5,46 sobre as normas internacionais de contabilidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNível de conhecimentopt_BR
dc.subjectDocentes de contabilidadept_BR
dc.subjectNormas Internacionais de Contabilidade.pt_BR
dc.titleNível de conhecimento dos docentes de contabilidade sobre as normas internacionaispt_BR
dc.title.alternativeKnowledge level of accounting teachers about international standardspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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