Nível de conhecimento dos docentes de contabilidade sobre as normas internacionais

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Data

2013-05-03

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Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento dos docentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis (modalidade presencial) da Grande Goiânia acerca das normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e baseadas nas normas do International Accounting Standards Board (IASB). A população são todos os professores de cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) da Grande Goiânia. A amostra final foi composta de cinquenta e cinco professores, que corresponde a aproximadamente 46% dos questionários enviados aos respondentes. Em relação à metodologia, este estudo é classificado como descritivo em relação aos objetivos, utilizou-se como estratégia de pesquisa o levantamento e como técnica de coleta de dados o questionário. Para a análise dos resultados, dividiu-se os CPCs em três partes: Parte 1, Parte 2 e Parte 3. Também foram feitos dois tipos de testes paramétricos através do software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS): o Teste t para igualdade de médias entre amostras independentes e o Teste ANOVA para igualdade de médias. Os resultados mostraram que a média de conhecimento dos professores da Grande Goiânia para os CPCs da Parte 1 é de 6,54, da Parte 2 é 5,00, e da Parte 3 é 4,79. A média de conhecimento relativa a todos os CPCs usados na pesquisa é 5,46. Por meio do Teste t para igualdade de médias, inferiu-se que o sexo e a participação de cursos sobre IFRS são variáveis que diferenciam a média de conhecimento dos professores. Através do Teste ANOVA para igualdade de médias pela metodologia, concluiu-se que o tempo de magistério, as disciplinas ensinadas, as idades, a maior titulação, o tipo de IES em que o professor ministra aulas e as horas de participação em cursos sobre IFRS não são variáveis que diferenciam a média de conhecimento dos professores. Além disso, concluiu-se que o CPC 29, tratando-se de todos os CPCs envolvidos na pesquisa, é o que os professores mais desconhecem. Finalmente, em uma escala de 0 a 10, os respondentes têm conhecimento médio de 5,46 sobre as normas internacionais de contabilidade.

Descrição

Palavras-chave

Nível de conhecimento, Docentes de contabilidade, Normas Internacionais de Contabilidade.

Citação

KUNH, Jaqueline. Nível de conhecimento dos docentes de contabilidade sobre as normas internacionais. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.