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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Eliany Alvarenga de-
dc.creatorGodoy, Godoy, Weverton Genske de-
dc.date.accessioned2014-10-31T13:06:10Z-
dc.date.available2014-10-31T13:06:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGodoy, Weverton Genske de. Comportamento Informacional de estudantes do Colégio Estadual Jardim Alto Paraíso na era da Internet. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4248-
dc.description.abstractThe present study objective to identify, from the context of the Internet, the Informational Behavior of high school students of the State College High Jardim Alto Paraíso, located at sector Jardim Alto Paraíso in the city of Aparecida de Goiânia - GO. In order to achieve this goal, featured students surveyed identified the sources of information used, as verified seek and use information from the Internet and identified barriers in the search and use of information process. The sample chosen to represent the universe was 22%, totaling 61 students. The research has a quantitative approach and the specific nature of the objectives using semistructured questionnaire was necessary. The collected and organized data confirm that the Internet constitutes the main source of information used by students surveyed, surpassing even the printed book. There was also the dominance of Google as the search engine on the Internet. The data showed that the use of the school library (called the reading room) is greatly reduced. The survey also revealed that the main barrier faced by students during the search and use of information is financial. Based on the theoretical model of Wilson and Walsh (1996) data confirm the presence of the following intervening variables: variable - Environmental; variable - characteristics of information sources and variable - interpersonal. We conclude this research suggests the need to plan and schedule within the teaching-learning strategies for developing information literacy, thus trying process, generate greater efficiency in information search and highest quality in the use of information by the students surveyed. We believe that through a program of information literacy in the school surveyed students can develop more effective learning at school and in other environments throughout their life process.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInformation behaviorpt_BR
dc.subjectschool contextpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectInformational Behaviorpt_BR
dc.subjectinternetpt_BR
dc.subjectInformational Behaviorpt_BR
dc.subjectInformation behavior and Internet usept_BR
dc.titleComportamento Informacional de estudantes do Colégio Estadual Jardim Alto Paraíso na era da Internetpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo identificar, a partir do contexto da Internet, o Comportamento Informacional de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Alto Paraíso, localizado no setor Jardim Alto Paraíso na cidade de Aparecida de Goiânia – GO. Visando alcançar esse objetivo, caracterizou os estudantes pesquisados, identificou as fontes de informações utilizadas, verificou como buscam e usam informações oriundas da Internet e identificou barreiras no processo de busca e uso da informação. A amostra escolhida para representar o universo foi 22%, o que totaliza 61 estudantes de nível médio. A pesquisa possui abordagem quantitativa e devido à especificidade dos objetivos fez-se necessário a utilização de questionário semiestruturado. Os dados coletados e organizados corroboram que a Internet constitui-se na principal fonte de informação utilizada pelos estudantes pesquisados, superando até mesmo o livro impresso. Verificou-se também a predominância do Google como mecanismo de busca na Internet. Os dados evidenciaram que o uso da biblioteca escolar (denominada de sala de leitura) é bastante reduzido. A pesquisa revelou também que a principal barreira enfrentada pelos estudantes durante a busca e o uso de informações é a financeira. Fundamentado no modelo teórico de Wilson e Walsh (1996) os dados confirmam a presença das seguintes variáveis intervenientes: variável - ambiental; variável - características das fontes de informação e a variável - interpessoal. Concluímos esta pesquisa sugerindo a necessidade de se planejar e programar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem estratégias de desenvolvimento de competências informacionais, visando com isto, gerar maior eficiência na busca de informação e maior qualidade no uso de informação por parte dos estudantes pesquisados. Consideramos que por meio do de um programa de competência informacional no ambiente escolar os estudantes pesquisados possam desenvolver processo de aprendizado mais eficaz no ambiente escolar e em outros ambientes ao longo de suas vidas.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Eliany Alvarenga de-
dc.contributor.referee1Garbelini, Maria de Fátima-
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação (RG)pt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomia (RG)pt_BR
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